Sociedade
Obra do Funicular da Pederneira poderá ter início em breve
Contrato de empreitada com a construtora foi assinado sexta-feira
![obra-do-funicular-da-pederneira-podera-ter-inicio-em-breve](https://jornaldeleiria.pt/uploads/u/w/z/apresentacao-funicular-da-pederneira-19-770x470-uwzm.jpg)
O contrato de empreitada do Funicular da Pederneira foi assinado na passada sexta-feira, dia 7 de Fevereiro, numa sessão pública que contou com a presença do secretário de Estado do Planeamento, Hélder Reis, e do presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate. Segundo a Câmara da Nazaré, "o projecto integra a reprogramação PRR/REPOWER".
"Os planos e estudos foram concluídos em 2022, seguindo-se o desenvolvimento do projecto de execução de arquitectura e engenharia, finalizado no segundo trimestre de 2023. As obras deverão iniciar-se em breve", anuncia a câmara.
Fernando Alfaiate destacou que o projecto está alinhado com a prioridade de promover transportes de emissões zero e sustentáveis. Referiu ainda que a assinatura do contrato representa "um marco importante", que será incluído na próxima informação de financiamento à Comissão Europeia.
A nova infra-estrutura "pretende facilitar a ligação entre a zona urbana da vila e a Pederneira, contribuindo para a redução do tráfego rodoviário".
Segundo Manuel Sequeira, presidente da Câmara da Nazaré, a obra insere-se numa estratégia de mobilidade urbana que visa reduzir a circulação automóvel em percursos curtos e melhorar a qualidade de vida da população.
O Funicular da Pederneira foi projectado para transportar até 40 passageiros por viagem, prevendo-se uma capacidade de 300 pessoas por hora, em cada sentido. Destina-se ao uso diário da população e não a fins turísticos.
O secretário de Estado do Planeamento salientou que o PRR segue um modelo de execução exigente e que existem desafios associados ao cumprimento dos prazos, em particular devido às especificidades do código da contratação pública. Reforçou a importância de garantir que a obra esteja concluída até Junho de 2026, prazo que se mantém inalterado.