Viver

Obras de 31 artistas mostram a redescoberta do vidro na Marinha Grande

14 nov 2024 12:45

A exposição Lições de Transparência reúne trabalhos realizados nas oficinas do Cencal

obras-de-31-artistas-mostram-a-redescoberta-do-vidro-na-marinha-grande
Peça de Beatriz Cunha seleccionada para o conjunto patente no NAC
DR

Objectos de vidro contemporâneo desenvolvidos na Marinha Grande, no Cencal, um centro de formação profissional para a indústria, estão na origem de uma nova exposição, com curadoria de Vânia Colaço, em que participam autores consagrados e alunos de sete instituições do ensino superior.

Lições de Transparência reúne 33 obras, de 31 artistas e designers, entre eles Rute Rosas, Patricia Oliveira, Samuel Reis, Helena Valsecchi, João Sotero e Beatriz Cunha.

A inauguração está agendada para esta quinta-feira, 14 de Novembro, pelas 17 horas, no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande.

Na exposição – que, segundo Vânia Colaço, é “uma forma de mostrar que o vidro ainda está vivo na Marinha Grande” – estão representadas a Universidade do Minho, o Politécnico de Leiria, duas escolas do Politécnico do Porto, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro, que com regularidade realizam formações nas oficinas do Cencal, em que as técnicas de vidro soprado e acabamentos, maçarico e fusão de vidro, vitral tradicional e Tiffany são as mais procuradas.

“Esse saber ancestral, que outrora se transmitia nas fábricas, encontra, hoje, o seu espaço de partilha nas oficinas do Cencal, onde o fazer artesanal dialoga com a contemporaneidade”, escreve Vânia Colaço no texto que acompanha a exposição.

“O público é convidado a explorar os frutos de uma comunhão prática e criativa que envolve formandos – tanto nacionais quanto estrangeiros – oriundos de parcerias com universidades, assim como artistas independentes”, realça a curadora. “Sob a orientação atenta de professores, formadores e técnicos, os trabalhos apresentados revelam a fusão entre tradição e inovação”.

Para o município, a “redescoberta do vidro como um material vivo” está patente em Lições de Transparência, com contributos de criadores cujo percurso académico e profissional tem passado pela Marinha Grande.

As instituições representadas são a Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho, a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Politécnico de Leiria, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, a Escola Superior de Media, Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro.