Viver
Omnilab lança hoje o mini-doc e as quatro músicas da primeira edição
Já estão abertas as inscrições para o próximo laboratório da Omnichord destinado a jovens músicos, que acontece já em Dezembro
Na primeira edição do Omnilab, durante uma semana, dez jovens músicos de Leiria e Pombal trabalharam com artistas da Omnichord (Rui Gaspar, Pedro Marques, Nuno Rancho e Filipe Rocha) e participaram em jantares temáticos com outros profissionais da indústria – Fernando Ribeiro (Moonspell), David Santos (Noiserv), Débora Umbelino (Surma) e Paulo Mouta Pereira (The Happy Mess, David Fonseca), entre outros.
Com idades entre os 15 e os 21 anos, nunca tinham tocado juntos. O resultado do laboratório musical em residência de co-criação, com acompanhamento e mentoria, é um EP de quatro temas que chega hoje às plataformas digitais, juntamente com o mini-documentário realizado por Tiago Gomes que mostra como tudo aconteceu.
Um grupo de cinco elementos readaptou “On The Sand By The Sea”, dos Nice Weather For Ducks, e compôs e gravou “Invulgar”. E outro grupo, também com cinco elementos, readaptou “Maasai”, de Surma, e compôs e gravou “The Abyss”.
A semana vivida em conjunto, sem ir a casa, proporcionou uma experiência intensiva de co-criação, gravação e produção e uma perspectiva acerca do que implica ser músico e viver na música e da música, desde a composição ao mercado.
Entretanto, a Omnichord, responsável pelo Omnilab, já está a aceitar inscrições para a próxima edição do laboratório, a decorrer entre 16 e 22 de Dezembro e destinada a músicos dos 15 aos 20 anos de idade.
O Omnilab conta com a parceria do Serra - Espaço Cultural, com o co-financiamento da Direcção Geral das Artes e do Município de Leiria e com o apoio da Casa Museu João Soares.