Sociedade

Onda da Nazaré em congresso científico nos E.U.A.

5 jan 2016 00:00

Evento decorre em Nova Orleães

onda-da-nazare-em-congresso-cientifico-nos-eua-2760

A onda gigante da Nazaré, que tem trazido a vila piscatória nas bocas do mundo, vai agora estar também em destaque num congresso científico, a realizar em Nova Orleães, nos Estados Unidos da América (E.U.A.), de  21 a 26 de Fevereiro.

Durante o congresso, será apresentado o projecto The Nazaré Wave: a trigger for learning (A Onda da Nazaré: um estímulo para a aprendizagem). Composto por várias curtas-metragens de animação científica, participadas e narradas por alunos do ensino secundário, o projecto foi desenvolvido por investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Em comunicado, a Câmara da Nazaré explica que o tema da onda foi seleccionado no âmbito das actividades de outreach promovidas por aquela instituição de ensino, tendo-se destacado pela capacidade de despertar a curiosidade científica entre o público.

Contribuir para a literacia sobre os oceanos e cativar a atenção do público em idade escolar para a importância do conhecimento científico sobre os processos físicos associados às ondas e na gestão sustentável dos recursos e ecossistemas marinhos são alguns dos objectivos do projecto The Nazaré Wave: a trigger for learning.

“Tornar a linguagem científica mais acessível, demonstrando que a ciência pode proporcionar experiências positivas” é, também, uma das finalidades deste trabalho, acrescenta Mafalda Carapuço, investigadora da Faculdade de Ciências.

Segundo a investigadora, o projecto visa, igualmente, “fomentar o interesse dos alunos pela ciência, fazendo com que sejam mais curiosos e imaginativos; estimulando-lhes o raciocínio lógico e envolvendo-os com esta área de conhecimento, que, afinal, existe no dia a dia, desde logo quando se liga o telemóvel pessoal”.

Sobre a escolha da Nazaré, um tema que tem vindo a ser alvo de vários dos seus trabalhos de investigação, Mafalda Carapuço afirmou que “não há assim tantos exemplos como o caso da Nazaré” e a “onda funciona bem, por ser um tema mediático. É um tema com dinâmica e que capta o interesse dos alunos”.

“Se descodificarmos a linguagem científica, tanto melhor. Maiores as hipóteses de conquistarmos mais pessoas para esta área do saber”, concluiu.

Por seu lado, Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, frisa “a importância da presença da onda da Nazaré numa iniciativa que vai no sentido da aprendizagem das ciências”, ambas de grande relevância para a própria “economia do país”.

“O Município da Nazaré tem muito gosto em fazer parte deste projecto que irá estar presente no congresso Ocean Sciences Meeting”, declarou o autarca.