Sociedade

Ondas de calor vão quadruplicar em Leiria até ao final do século

21 jan 2016 00:00

Até ao final do século, as ondas de calor vão quadruplicar em Leiria, onde o nível médio do mar poderá subir até 82 centímetros. As previsões constam do estudo que está a ser feito, com o objectivo de delinear a Estratégia Municipal de Adaptação

ondas-de-calor-vao-quadruplicar-em-leiria-ate-ao-final-do-seculo-2861
Maria Anabela Silva

Nos últimos 15 anos, o concelho de Leiria registou 15 fenómenos climáticos, que tiveram grandes impactos, quer nos danos provocados quer na resposta que exigiram. Nesse levantamento, feito no âmbito do projecto ClimAdaPT.Local que envolve 26 municípios do País, foram consideradas, por exemplo, as cheias de 2002, os incêndios de 2005, o temporal de 2013 ou os galgamentos na Praia do Pedrógão ocorridos há cerca de dois anos.

Fenómenos que se irão intensificar no concelho nas próximas décadas, de acordo com o estudo das vulnerabilidades futuras apresentado na semana passada, no âmbito daquele projecto, que tem como objectivo delinear a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

As previsões apontam, por exemplo, para que, até ao final do século, o nível médio do mar no concelho suba até 82 centímetros, estimando-se que, até 2050, essa subida varie entre 17 e 38 centímetros, o que trará consequências para a Praia do Pedrógão, como o aumento da frequência dos galgamentos costeiros e da destruição dunar, que poderá provocar “danos em infraestrutras e edificações” e condicionar a época balear e o turismo.

De acordo com o levantamento das vulnerabilidades futuras do concelho, a temperatura média deverá, até ao ano de 2100, subir entre 1 a 4.º graus, o que fará aumentar a frequência das ondas de calor.

“Teremos mais dias com temperaturas superiores a 35.º graus e mais noites com temperaturas a ultrapassar os 20.º graus”, exemplificou Margarida Morais, chefe da Divisão do Ambiente da Câmara de Leiria, durante uma oficina para a apresentação dos trabalhos preliminares desenvolvidos pela equipa envolvida no projecto.

Segundo o estudo das vulnerabilidades, feito com base em modelos científicos de projecção, em Leiria as ondas de calor irão “triplicar”, no período de 2041-2070, e “quadruplicar” entre 2071-2100, comparativamente ao clima actual.

“Considera-se uma onda de calor quando, durante seis ou mais dias, temos temperaturas superioàs Alterações Climáticas, no âmbito do projecto ClimaAdapPT. Local, que, além dos 26 municípios, envolve 12 instituições portuguesas e e que é coordenado pela Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Para Raul Castro, presidente da Câmara de Leiria, a participação do concelho neste projecto “é fundamental” para “ajudar a avaliar as vulnerabilidades locais, bem como o respectivo potencial de adaptação face às alterações climáticas”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo