Viver
Ópera nos 60 anos do Teatro José Lúcio da Silva
Adilson, de Dino d'Santiago, assinala efeméride
A partir do texto Serviço Estrangeiro, de Rui Catalão, nasce a ópera Adilson, com conceito, encenação, libreto e dramaturgia de Dino D’Santiago, em que o músico conta a história de um familiar filho de pais cabo-verdianos e nascido em Angola que viveu toda a sua vida, mais de quatro décadas, em Portugal, mas continua sem cidadania portuguesa.
Com direcção musical de Martim Sousa Tavares e composição musical e produção musical de Dino D’Santiago e Djodje Almeida, a ópera conta no elenco com o actor Rúben Gomes, natural da Marinha Grande.
Adilson vai a palco em Leiria esta quinta-feira, 15 de Janeiro, no Teatro José Lúcio da Silva, no contexto do 60.º aniversário da sala de espectáculos.
Inaugurado a 15 de janeiro de 1966, integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, em 2025 o Teatro José Lúcio da Silva registou 92.154 espectadores, segundo o município de Leiria.
“Uma evolução claramente positiva que representa o valor mais elevado desde a reinauguração, em 2007”, adianta a autarquia.
Ao longo do último ano realizaram-se 218 sessões, distribuídas por diferentes áreas artísticas: teatro (39% do público), música (30%), dança (15%), cinema (2%) e outros eventos, como conferências e cerimónias (14%).
De acordo com a Câmara, os dados de bilhética online indicam presença de público proveniente de vários pontos do país, como Lisboa, Porto, Coimbra, Marinha Grande ou Caldas da Rainha.