Viver

Organista titular da Sé de Leiria estreia música nova no Alentejo

23 fev 2025 11:49

Concerto inserido no Festival Internacional de Órgão de Évora

organista-titular-da-se-de-leiria-estreia-musica-nova-no-alentejo
João Santos vai actuar domingo na Igreja de São Francisco
Ricardo Graça

O organista titular da Sé de Leiria, João Santos, estreia no próximo domingo, 23 de Fevereiro, em Évora, a peça As Quatro Estações de Oldovino.

O concerto Quatro Órgãos está marcado para a Igreja de São Francisco, com início às 18 horas, e insere-se no Festival Internacional de Órgão de Évora.

Além de João Santos, participam os músicos Paulo Bernardino, Rui Soares e Ricardo Toste.

Na Igreja de São Francisco em Évora encontra-se um conjunto de quatro órgãos históricos da autoria do mestre organeiro genovês Pascoal Caetano Oldovino (1713-1785).

Num texto partilhado na internet, João Santos explica que “As Quatro Estações de Oldovino não têm a pretensão de rivalizar com a obra-prima de Vivaldi, que é inigualável”. Embora o título possa sugerir essa intenção, “remete antes para uma abordagem distinta: dado que o construtor deste conjunto instrumental fez parte da Ordem Terceira de São Francisco, o termo “estações” refere-se aos momentos ao longo do ano em que Oldovino terá, muito provavelmente, honrado alguns dos santos mais emblemáticos da tradição franciscana”.

Assim, na obra de João Santos que será tocada perante público pela primeira vez neste fim-de-semana, a primeira estação é dedicada a São Francisco, a segunda estação presta homenagem a São Bernardo e companheiros, mártires de Marrocos, a terceira estação é dedicada a Santo António de Lisboa e a quarta e última estação é dedicada a Santa Clara de Assis.

O conjunto de órgãos da Igreja de São Francisco em Évora, restaurados entre 2018 e 2022 por Michel Formentelli, inclui o órgão grande da capela-mor (1743), o órgão pessoal de Oldovino (1762), o órgão da sala da tribuna real (1751) e o órgão do Cano (1751).