Conteúdo Comercial

Os melhores destinos veganos e vegetarianos para 2024

19 dez 2023 09:30

Esta culinária tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo

os-melhores-destinos-veganos-e-vegetarianos-para-2024
Vasta gama de legumes frescos, queijos veganos e molhos saborosos, conquista paladares
Fotografia: Unsplash@Edgar Castrejon

É vegano ou vegetariano, ou simplesmente gosta de experimentar novos pratos e opções de alimentação saudável?

Então este artigo é para si!

Aqui, destacamos os melhores destinos para os amantes da culinária vegana e vegetariana em 2024.

Prepare-se para descobrir pratos deliciosos, eventos incríveis e cidades com uma oferta excecional de opções veganas e vegetarianas, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Pratos veganos e vegetarianos para experimentar

A culinária vegana e vegetariana tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo, e em 2024 não será exceção.

Entre as opções gastronómicas imperdíveis, destacam-se o hambúrguer vegano, confecionado com ingredientes como grão-de-bico, cogumelos e lentilhas, proporcionando uma alternativa deliciosa e saudável ao tradicional hambúrguer de carne.

A piza vegetariana surge como uma escolha apetitosa, combinando uma vasta gama de legumes frescos, queijos veganos e molhos saborosos, conquistando todos os paladares.

Outra iguaria que não pode ficar de fora é o “sushi” vegano, preparado com ingredientes leves e repletos de sabor, como pepino, abacate e cenoura. Esta opção revela-se uma alternativa igualmente deliciosa e inovadora para os amantes da culinária japonesa.

O crescimento da popularidade destes pratos reflete não apenas uma escolha alimentar consciente, mas também a diversidade e sofisticação cada vez maiores da oferta gastronómica vegana e vegetariana.

Eventos veganos e vegetarianos em destaque

Em 2024, diversos eventos voltados para a culinária vegana e vegetariana serão realizados ao redor do mundo. Aqui estão alguns dos destaques da Holidu:

- VegFest: um festival vegano que reúne produtores, chefes e entusiastas da culinária vegana. O evento conta com palestras, oficinas e degustações de pratos deliciosos.

- Vegan Street Food Festival: um festival de comida de rua vegana, onde pode experimentar uma variedade de pratos veganos de diferentes culturas.

- Veggie World: uma feira internacional de produtos veganos, onde pode encontrar desde alimentos até cosméticos e roupas veganas.

Cidades com maior oferta de opções veganas e vegetarianas

Se está à procura de cidades fora de Portugal com uma oferta excecional de opções veganas e vegetarianas, descubra as seguintes:

- São Paulo: conhecida como a capital gastronómica do país, o São Paulo oferece uma grande variedade de restaurantes veganos e vegetarianos, além de mercados e feiras especializadas.

- Berlim: a cidade é conhecida por sua cena vegana vibrante, com uma grande quantidade de restaurantes, cafés e lojas especializadas em produtos veganos.

- Tel Aviv: considerada uma das cidades mais veganas do mundo, o Tel Aviv oferece uma ampla variedade de restaurantes veganos e vegetarianos, além de mercados de alimentos orgânicos.

Roteiro pelos melhores pratos veganos de Portugal

Se não quer sair de Portugal e está à procura dos melhores pratos veganos, aqui tem um itinerário para o ajudar:

  1. Lisboa: Inicie a sua jornada na capital portuguesa, onde encontrará uma grande variedade de opções veganas. Experimente o restaurante "The Food Temple", conhecido pelos seus pratos criativos e saborosos. Não deixe de provar o famoso "Pastel de Nata" vegano do "AO 26 - Vegan Food Project".

  2. Porto: Siga para a cidade do Porto e visite o "Da Terra", um restaurante vegano que oferece um bufete com uma grande variedade de pratos saudáveis e deliciosos. Outra opção é o "Black Mamba", um restaurante de hambúrgueres veganos que o surpreenderá com as suas opções saborosas.

  3. Algarve: Se estiver na região do Algarve, não deixe de visitar o "Tertúlia Algarvia", um restaurante que oferece pratos tradicionais portugueses com opções veganas. Experimente o "Arroz de Cogumelos" ou o "Feijão com Couve" e desfruta da culinária local.

  4. Coimbra: Em Coimbra, visite o "Jardim dos Sentidos", um restaurante vegano que oferece pratos sazonais e orgânicos. Aproveite o ambiente tranquilo e acolhedor enquanto saboreia uma refeição saudável e deliciosa.

Em 2024, os destinos veganos e vegetarianos estarão mais populares do que nunca. Se está à procura de novas experiências gastronómicas e quer conhecer lugares que valorizam a alimentação saudável e sustentável, não deixe de visitar estes destinos incríveis.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990