Sociedade

Ourém aprova orçamento de 74 milhões, 5% abaixo do anterior

3 dez 2025 14:30

Segundo o presidente da câmara, a descida deve-se, sobretudo, aos atrasos na área da habitação devido ao protelamento do financiamento nacional por parte do IHRU

ourem-aprova-orcamento-de-74-milhoes-5percent-abaixo-do-anterior

O Município de Ourém aprovou, esta terça-feira, o orçamento para o próximo ano, que totaliza 74 milhões de euros, o que representa uma descida de 5% (menos quatro milhões) face ao valor inscrito no anterior documento.

Segundo o presidente da câmara, Luís Albuquerque, esta descida deve-se, sobretudo, à rubrica da habitação e aos atrasos no financiamento do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Citado numa nota de imprensa, o autarca recorda que “no orçamento anterior estavam previstas verbas significativas para projectos habitacionais cuja execução acabou por não avançar ao ritmo desejado devido a atrasos no financiamento nacional por parte do IHRU”.

“Como tínhamos previsto um valor muito alto que não pôde ser executado, fomos mais contidos, para evitar que se repita a situação”, acrescenta Luís Albuquerque, frisando que, apesar do valor global mais reduzido, está previsto um investimento de 34,3 milhões em obras e intervenções consideradas “estruturantes”.

Entre as obras previstas em orçamento, aprovado com a abstenção dos vereadores do PS e do Chega, estão a requalificação da EB 2,3 IV Conde de Ourém, a ampliação e reabilitação do centro de saúde de Ourém, o alargamento do parque desportivo de Fátima, a transformação do antigo edifício da rodoviária de Ourem em Loja do Cidadão.

O orçamento contempla ainda a expansão do Parque Ribeirinho Dr. António Teixeira , o desenvolvimento da Área de Acolhimento Empresarial Caxarias–Urqueira e a construção de habitações a custos controlados.