Sociedade
Ourém cria nove percursos pedestres para “valorização turística e ambiental”
Projecto pretende aliar a promoção do turismo de natureza, o desporto ao ar livre e a valorização do património ambiental e cultural do concelho.

Aliar a promoção do turismo de natureza, o desporto ao ar livre e a valorização do património ambiental e cultural do concelho é o objectivo do projecto, aprovado pela Câmara de Ourém, que irá envolver a criação de nove percursos pedestre.
As novas rotas serão implementadas nas uniões de freguesia de Matas e Cercal e de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, e em Alburitel, Atouguia, Seiça, Caxarias, Espite, Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora das Misericórdias.
Segundo uma nota de imprensa do município, os percursos serão formalizados através de protocolos a celebrar entre a câmara e as juntas de freguesia envolvidas e implicarão um investimento na ordem dos 40 mil euros, que inclui a aquisição e implementação da sinalética, bem como a manutenção e actualização dos trilhos após a sua conclusão. Está também prevista verba para “digitalização de Percursos, suporte técnico e monitorização”.
“Este projecto representa um passo importante para a dinamização do concelho de Ourém através da promoção do turismo de natureza e desporto ao ar livre, do turismo de natureza e incentivo ao desporto ao ar livre através da valorização do seu património ambiental e cultural”, assinala o município.