Sociedade
Ousadia e exigência marcam 20 anos da escola das Colmeias
No ano em que comemoram duas décadas de ensino público, o Agrupamento de Colmeias pensa em novos voos. Avançar para a criação de uma sala do futuro e prolongar a oferta educativa até ao 12.º ano são projectos que estão a ser ponderados
Desafio, ousadia, exigência, solução e vanguarda. Estas são algumas das características que têm acompanhado o Agrupamento de Escolas de Colmeias, em Leiria, que comemora este ano lectivo 20 anos ao “serviço do ensino público”.
“O grande lema da escola, além da ousadia, é, sobretudo, se hoje fizemos bem, amanhã queremos fazer melhor, sempre na procura de desafios e assente na exigência. A nossa cultura é de rigor, disponibilidade e empenho, mas também de reconhecimento quer aos alunos, quer aos professores e funcionários”, revela Fernando Elias.
Director desde que a Escola Básica Integrada de Colmeias, hoje Agrupamento de Escolas de Colmeias, abriu as suas portas para os primeiros alunos em Setembro de 1995, Fernando Elias orgulha-se do modelo “familiar” que prolifera em todos os estabelecimentos de ensino que integram o agrupamento e que tem sido uma mais-valia no sucesso dos estudantes enquanto cidadãos.
Fernando Elias salienta que, apesar de se tratar de uma escola “não urbana”, a ruralidade do Agrupamento de Colmeias “sempre foi entendida como um desafio para lhe dar escala”. A escola não figura no topo dos rankings, mas nenhum aluno foi recusado nesta escola, independentemente do seu passado, e indisciplina é uma palavra pouco conhecida nas Colmeias.
“O foco é a solução e a mediação. Não o problema.” Talvez por isso esta escola também nunca tenha registado qualquer expulsão. “Nunca fomos uma escola orientada para os resultados escolares. Ao longo dos anos difundimos o princípio que só com trabalho, empenho, dedicação, compromisso, disciplina e esforço se alcança o sucesso. Essa é talvez a máxima principal que tentamos incutir em todos os alunos”, frisa Fernando Elias, salientando que antes de ser obrigatório permanecer na escola até aos 18 anos, as taxas de prosseguimento de estudos após o 9.º ano eram superiores a 96%.
A escola tem estado quase sempre na vanguarda. Antes da existência das actividades de enriquecimento curricular (AEC) já os docentes das Colmeias iam semanalmente às escolas do 1.º ciclo e jardins de infância desenvolver AEC. “Foi um marco simbólico querer começar a criar uma rede de territorialização educativa com todas as escolas do 1.º ciclo e jardins de infância das freguesias limítrofes”, revela Fernando Elias. Outro facto significativo na história da escola foi antecipar a construção do agrupamento, “antes de se pensar neles [neste tipo de organização]”.
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