Sociedade

Padre David Pedrosa Gaspar morre aos 91 anos

4 jan 2025 17:01

O sacerdote, natural de Monte Redondo faleceu na madrugada de hoje, data que assinala a vigília da solenidade da Epifania

padre-david-pedrosa-gaspar-morre-aos-91-anos

O padre David Pedrosa Gaspar morreu na madrugada de hoje, aos 91 anos, no dia da vigília da solenidade da Epifania. O sacerdote, natural de Monte Redondo, dedicou a sua vida ao serviço da Igreja na diocese de Leiria-Fátima, que anunciou o falecimento.

As cerimónias fúnebres terão lugar amanhã, dia 5, às 16 horas, na igreja paroquial de Monte Redondo, seguindo-se o funeral para o cemitério local. 

O bispo diocesano, D. José Ornelas, expressou as suas condolências à família do padre David e à comunidade diocesana, reconhecendo o contributo pastoral e humano do sacerdote. Agradeceu também à equipa da Casa Diocesana do Clero, em Fátima, onde o padre David residia desde 2011, pelo cuidado e dedicação prestados.

"Recebi hoje a notícia de que o nosso querido David Pedrosa Gaspar terminou a sua peregrinação terrena, depois de quase 92 anos de vida, a maior parte da qual dedicada ao serviço do Povo de Deus da nossa Igreja de Leiria-Fátima. Partiu na madrugada desta vigília da Epifania, em que celebramos a revelação do Senhor Jesus aos gentios, guiados pela Estrela", refere D. José Ornelas numa mensagem publicada na página da diocese de Leiria-Fátima.

Nascido a 14 de Janeiro de 1933, em Monte Redondo, David Pedrosa Gaspar concluiu os estudos no Seminário de Leiria em 1956, ano em que foi ordenado diácono na Catedral de Leiria, onde foi também ordenado presbítero, pelo bispo D. João Pereira Venâncio.

Depois de passagens por Porto de Mós e Carnide, o pároco foi para o Coimbrão, tendo leccionando também Língua Portuguesa, Físico-Química e Religião e Moral, em Vieira de Leiria.

A 25 de Dezembro de 1978 foi nomeado pároco do Juncal, função que passou a acumular, no ano seguinte,com a de padre em Alpedriz.

Problemas de saúde afastaram-no das responsabilidades paroquiais durante um curto período de tempo, ingressando no paróquia do Arrabal em 1983, cargo que desempenhou por três anos.

"Agravando-se as condições de saúde pediu ao bispo diocesano e foi-lhe concedida a isenção das responsabilidades pastorais paroquiais. Passou a estar então ao serviço das comunidades de vida consagrada e, durante algum tempo, esteve ao serviço do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Lamego", refere o comunicado.

Mais tarde, David Pedrosa Gaspar passou a residir na Casa Diocesana do Clero, em Fátima, onde permaneceu até hoje.