Economia

Pagamentos com cartões cresceram 20% no ano passado em Leiria

16 fev 2022 18:00

Dados da Unicre revelam subida da mesma ordem a nível nacional

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Uso de cartões contactless aumentou 126%
Raquel de Sousa Silva

Durante o ano passado, os pagamentos com cartões subiram 20% no distrito de Leiria, revelam os últimos dados da Reduniq, a maior rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros e uma das marcas da instituição financeira Unicre, que não divulga contudo o montante gasto na região.

A nível nacional, passaram pela rede de terminais de pagamento automático da Reduniq 20,4 mil milhões de euros, com o ano de 2021 a fechar com um crescimento acumulado de facturação proveniente de cartões de 22% face a 2020. A factuação de cartões cresceu 126%.

“Este aumento, em comparação com 2020 (período de confinamento), começou a partir de Março, atingindo uma subida de 57% em Abril, ainda que, em termos de recuperação face ao período pré-pandemia (2019), esta só se tenha registado a partir de Julho, com o crescimento de facturação a atingir um máximo de 23% em Novembro”, aponta a marca.

Em comparação com a facturação estrangeira, que caiu face aos níveis pré-pandémicos, a facturação proveniente de cartões nacionais recuperou mais rapidamente.

“Dois anos após o início da pandemia, assistimos a uma mudança significativa do perfil de consumo dos portugueses”, aponta Tiago Oom.

“Como os números indicam, a pandemia acelerou a transição digital dos pagamentos – até 2020 a adesão a pagamentos feitos em contactless era residual – e mesmo o e-commerce era pouco expressivo. Hoje conseguimos constatar que o comportamento do consumidor mudou e este tornou-se muito mais tecnológico e preparado para aceitar quaisquer formas de pagamento disruptivas, como por exemplo o rápido crescimento que o Apple Pay e o Google Pay estão a ter”, adianta o director da Reduniq.

“Ao mesmo tempo, do lado dos negócios, assistimos a uma enorme adesão e reforço nessa digitalização de pagamentos, com a adopção de todos os meios colocados ao seu dispor e com isso demonstrando uma forte resiliência ao adaptarem-se a um novo cenário de consumo cada vez mais online”, diz ainda Tiago Oom.