Sociedade

Painel em azulejo da Pan Am vai ser classificado pela Direcção Geral do Património

7 jul 2017 00:00

Painel está localizado na freguesia de Reguengo do Fetal, Batalha.

Fotografia: DR
Fotografia: DR
Fotografia: DR
Fotografia: DR
Fotografia: DR
Fotografia: DR
Fotografia: DR

O Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) vai classificar o painel de azulejo na Pan Am, situado na encosta nascente que ladeia a freguesia de Reguengo do Fetal, na Batalha.

A informação é avançada pela Câmara Municipal da Batalha em nota de imprensa, que afirma que a DGPC procedeu à abertura formal do procedimento de classificação do painel.

Constituído por cerca de quatro mil azulejos, o antigo painel publicitário da extinta companhia aérea norte-americana Pan Am integra a memória colectiva da mesma. A estrutura publicitária irá ficar abrangida por uma zona de protecção de 50 metros, avança a autarquia. 

Já em 2015 a Fundação americana Pan Am demonstrou interesse na salvaguarda do painel e declarou-o como “memória com grande expressão da antiga companhia aérea”. 

Segundo aquele comunicado, o painel constitui “um excelente exemplo da capacidade e da técnica criativa das empresas de azulejo portuguesas, conhecendo-se apenas um segundo exemplar com estas características no Concelho de Aveiro, localizado na Freguesia de Oliveirinha, cujos azulejos, à semelhança do painel da Batalha, foram produzidos pela conceituada e história Aleluia Cerâmica”.

Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, enaltece a abertura do  procedimento de classificação do painel pela DGPC, “no decurso da tramitação dada pela autarquia, nos termos da legislação relativa à proteção do património”.

“Atendendo à importância simbólica e patrimonial desta estrutura publicitária significativa, a Câmara da Batalha encetará todos os esforços para a sua preservação e promoção”, acrescenta o autarca.