Sociedade

Pais de Leiria escrevem ao ministro da Educação para contestar cortes no ensino artístico

7 set 2020 15:50

Dizem-se “sem opção de escolha para o futuro” dos filhos e pedem “uma solução rápida para um contrato justo e coerente”

pais-de-leiria-escrevem-ao-ministro-da-educacao-para-contestar-cortes-no-ensino-artistico
SAMP tem matrículas suficientes para uma turma, mas só recebeu oito vagas no 5º ano de escolaridade
DR

Vários encarregados de educação de alunos do ensino artístico especializado da SAMP e do Agrupamento de Escolas Correia Mateus, em Leiria, preparam-se para contestar os resultados do contrato de patrocínio 2020-2026 numa carta dirigida ao ministro da Educação e ao secretário de Estado adjunto e da Educação.

A lista definitiva de vagas financiadas pelo Estado, publicada na quarta-feira, 2 de Setembro, pela DGEstE – Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, introduz cortes de 60% e 64%, face à média dos últimos anos, respectivamente, no Orfeão de Leiria e na SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, mas também o Instituto Jovens Músicos tem razões de queixa: candidatou-se a 10 vagas, recebeu uma.

Contas feitas, o concelho de Leiria consegue 64 vagas no somatório das áreas de música e dança (iniciação, básico articulado e secundário), quando, segundo a vereadora com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, há neste momento 162 alunos já matriculados e distribuídos por turmas.

Na carta dirigida ao ministro da Educação, que se encontra na fase de recolha de assinaturas, os pais manifestam “desagrado e indignação”, consideram que o processo está a ser gerido com “pouca clareza” e dizem-se “sem opção de escolha para o futuro dos seus educandos”.

“Estamos perante uma situação preocupante e inaceitável”, lê-se no documento, que apresenta um “pedido urgente de reavaliação do contrato de patrocínio” relacionado com a Escola de Artes SAMP e o Agrupamento de Escolas Correia Mateus.

Os encarregados de educação solicitam “uma solução rápida para um contrato justo e coerente com a participação de todas as organizações que integram o ensino artístico especializado, por forma a obter uma decisão assertiva, que não comprometa o futuro” dos filhos.

Em Agosto, o Ministério da Educação anunciou um concurso adicional, do qual não se conhece data nem informação, até hoje.

Deputados eleitos por Leiria pelo PS, Bloco de Esquerda e PSD encontraram-se nos últimos dias com as direcções da SAMP, do Orfeão de Leiria e do Instituto Jovens Músicos, que alegam que a Região de Leiria é a mais penalizada no País.

Também o Município de Leiria e a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria estão em contacto com a tutela e é esperada esta semana uma reunião com o secretário de Estado da Educação.