Sociedade

Pais reclamam mais segurança no caminho para a Correia Mateus

25 set 2022 13:14

Construção de lombas poderia minimizar falta de passeios

pais-reclamam-mais-seguranca-no-caminho-para-a-correia-mateus
Convívio entre automóveis e peões em estrada sem passeio não é seguro
Ricardo Graça

Os pais dos alunos da Escola Básica 2,3 Dr. Correia Mateus, em Leiria, estão preocupados com a falta de segurança que os filhos enfrentam quando vão a pé para a escola, uma vez que na Rua S. Luís, de quem vem do lado da pastelaria Alexmel, não há passeios e a estrada é estreita.

Renato Cruz é pai de uma menina de 11 anos, que costuma levar a pé para a escola e relata o “perigo constante” do percurso, pela falta de passeios, explica o encarregado de educação.

O pai adianta que, apesar do estacionamento previsto para junto à escola não ter avançado oficialmente, o espaço continua a ser utilizado, sobretudo por professores.

“Será uma questão de tempo até várias pessoas do hospital irem também estacionar”, o que aumentará o tráfego, segundo estima.

Apesar de compreender a dificuldade em construir um passeio, Renato Cruz apela ao Município de Leiria para colocar umas lombas no local. “Não seria solução, mas já ajudaria”, realçou, ao exibir as preocupações de outros pais com quem tem trocado mensagens.

“Efectivamente trata-se que uma via com alguma perigosidade, em virtude de ser de sentido único, estreita, sem passeios de ambos os lados e com algum declive, o que facilita a ultrapassagem do limite de velocidade do local”, reconhece o comandante Distrital da PSP de Leiria, José Figueira.

A PSP afirma que a “melhor solução será sempre a construção de passeios, pois permite que os peões circulem em segurança”. No entanto, admite que, “em alternativa, a construção de lombas obriga à redução da velocidade”.

“Contudo, uma vez que a via é estreita, continua a haver perigo para os peões, no cruzamento com as viaturas”, reforça o comandante.

Município de Leiria
Passeios em vista após negociação
O Município de Leiria adiantou ao JORNAL DE LEIRIA que “está em negociações” com os proprietários dos terrenos confinantes à via, “com vista à cedência ao domínio público de faixa de terreno, para alargamento da via para intervenção com o objectivo de garantir a melhoria das condições de segurança para peões e viaturas”.