Viver

Palavra de Honra | O futuro será como sempre foi: incerto!

19 nov 2023 09:41

Cláudio Tereso, informático, homem dos trails e caçador de terraplanistas

palavra-de-honra-or-o-futuro-sera-como-sempre-foi-incerto
- Já não há paciência... para a ligeireza com que se partilha desinformação e mentiras descaradas nas redes sociais. Há notícias que são claramente falsas ou que se desmontam com uma busca de 1 minuto na Internet. Mas não, o que interessa é
atacar o partido/político/etnia/sei lá o quê de que não se gosta. Depois queixem-se que nos calha um Trump ou um Bolsonaro na rifa.
 
- Detesto... detestar, mas às vezes acontece. Detesto carros estacionados em cima dos passeios. Detesto pessoas que falam durante os espetáculos e pessoas que só sabem dizer mal e criticar… e agora detesto-me um bocadinho por estar aqui a detestar.
 
- A ideia... de nos inscrevermos nas plataformas couchsurfing e warmshowers para acolher viajantes foi das melhores que já tivemos. Recebermos em casa “amigos que ainda não conhecemos”, como eu lhes chamo, passar um ou dois dias com eles, partilhar refeições, ideias e visões do mundo e lançá-los de volta à estrada é uma experiência que aconselho a toda a gente.
 
- Questiono-me se... será possível ler os livros todos que gostaria de ler. Já pensei em ir preso para ter mais tempo para ler. Questiono-me se será uma boa opção. Questiono-me se haverá melhores.
 
- Adoro... amigos. A sério! Há lá coisa melhor que ter amigos? Sejam amigos amigos, familiares amigos, companheiros amigos, tanto faz. Ter pessoas com quem partilhar a vida é bestial… Já vos disse que adoro amigos?

- Lembro-me tantas vezes... que apesar de termos razão de queixa de muita coisa em Portugal, nós que vivemos quase toda a nossa vida depois do 25 de Abril, temos uma sorte do "catano" de nunca ter convivido com realidades tenebrosas. Mais e melhor deseja-se, mas o ponto de partida é agradável.

- Desejo secretamente... que me calhe o Euromilhões ou o totoloto ou a loteria ou algo do género que me permita ter tempo para ler os livros todos que gostaria de ler, mas ouvi dizer que é preciso jogar primeiro. Bolas, era um plano tão bom!

- Tenho saudades... dos locais que visitei, das coisas que fiz e dos amigos que não revejo há muito tempo. Anseio pelos locais que vou revisitar ou conhecer, pelas coisas que vou fazer ou refazer e pelos amigos novos e pelos que vou rever.

- O medo que tive…quando os meus joelhos começaram a ceder e comecei a ver os trails, os canyonings, as corridas de orientação, muito do que faz de mim quem sou, a fugir de mim. “Felizmente”, menos 15 quilos depois, o problema desapareceu.

- Sinto vergonha alheia...dos que veem o mundo a preto e branco. Dos que acham que há soluções fáceis para os problemas complexos das sociedades actuais. Hoje em dia as respostas estão quase todas nas categorias de “é complicado” e “depende”.

- O futuro...a deus pertence… LOL … Se assim fosse não valia a pena pensar muito no assunto, não era? Felizmente é um bocado mais complicado. O futuro será como sempre foi: Incerto, com coisas boas e coisas más. Cá estaremos para fazer a nossa
parte.

 - Se eu encontrar... a cura para a estupidez eu partilho convosco. Como dizia Cippola, no seu “As Leis Fundamentais da Estupidez Humana”, “A pessoa estúpida é a pessoa mais perigosa que existe.”
 
- Prometo... continuar a comprar jornais assiduamente. A comunicação social “independente” não é perfeita, mas estou em crer que uma sociedade sem ela é bem pior.

- Tenho orgulho... nos meus amigos que fazem acontecer. Os que organizam eventos, espetáculos, festivais a troco de nada ou quase nada a não ser o seu amor à causa que abraçaram. Vocês enriquecem-me, vocês enriquecem-nos.
...