Viver

Palavra de Honra | O orgulho em nós e nos outros ajuda-nos a fazer coisas do “catano"

19 fev 2022 10:17

Tatiana Vivilde, Consultora de Marketing e Comunicação

palavra-de-honra-or-o-orgulho-em-nos-e-nos-outros-ajuda-nos-a-fazer-coisas-do-catano

- Já não há paciência … para os chatos burocráticos, sem sentido prático e social, com cheiro a naftalina, que vivem no fundo de uma repartição qualquer a pedir impressos. Ou nas empresas, que ali também há chatos, mas estes agora vêm disfarçados de “super hi tech person”. São chatos, mas com asas, e mandam-te tratar de tudo com uma APP qualquer, que vai dar a um chat…que vai dar a um formulário… Mais empatia por favor…

 - Detesto...pensar que estamos a caminhar de uma forma desligada uns dos outros numa época em que estamos sempre “ligados”…

 - A ideia… todos devíamos ter direito a um médico, um psicólogo, um contabilista e um advogado para nos acompanhar  na vida. Acredito que no futuro teríamos o “sótão” mais arrumado.

 - Questiono-me se...será por aqui o caminho da felicidade, afinal não é o que todos procuramos?

 - Adoro… transformar a percepção das pessoas através da boa comunicação. A comunicação pode ser mágica quando nos entendemos e compreendemos o outro.

 - Lembro-me tantas vezes… de ditados populares, há ali alguma sabedoria e experiência, vejam só  “Ladrão que rouba a ladrão, tem cem anos de perdão”.

 - Desejo secretamente… que Leiria se transforme numa cidade viva de forma contínua, e não apenas com rasgos momentâneos e fugazes. Uma cidade que encontra a sua identidade, que se sente, que vive o seu rio de forma limpa, que gosta genuinamente de si própria.

 - Tenho saudades...de acreditar no Pai Natal, das piscinas de Leiria ao ar livre e do Terreiro ao som dos Silence 4.

 - O medo que tive…quando tive a minha filha nos braços pela primeira vez e pensei “isto agora é mesmo a sério e há tanto que não vai depender de mim.”

 - Sinto vergonha alheia… dos discursos machistas, xenófobos, racistas e populistas, impróprios numa sociedade que supostamente já tinha evoluído tanto. 

 - O futuro...pode ser muito bom se tratarmos bem da nossa saúde mental individual e social.

 - Se eu encontrar...seja o que for eu vou partilhar.

 - Prometo...tentar ser sempre empatica, não me tornar uma chata, com ou sem asas, e dedicar-me mais às pessoas.

 - Tenho orgulho… tenho, porque o orgulho em nós e nos outros ajuda-nos a fazer coisas do “catano”…