Viver

Palavra de Honra | Um pouco de insatisfação nunca fez mal a ninguém

4 nov 2023 08:29

Helena Serrador, arquitecta

palavra-de-honra-or-um-pouco-de-insatisfacao-nunca-fez-mal-a-ninguem

- Já não há paciência ... para tanta coisa, que estas linhas não chegariam para as enumerar! E também para gente a quem precisamos de dizer “estava a brincar” para perceberem a ironia e para gente que diz “estava a brincar”, quando já estamos cansados de perceber!!!!

- Detesto... Luzes brancas! Nos restaurantes, nas casas, nos locais onde queremos conforto! Com aqueles holofotes frios sobre a cabeça é meio caminho andado para estarmos mal! Nem suporto na iluminação pública muito menos nas iluminações de Natal que parecem ser já uma antevisão do futuro, algures numa estação espacial nos arredores de Marte!!

- A ideia… De ter de ter forçosamente ideias a toda a hora e a qualquer custo ou melhor sem qualquer custo, às vezes tira-me do sério! Mas lá vamos nós dando ideias que quando não são consolidadas e trabalhadas levam ao descontrolo total e por vezes lá se vai a ideia!

- Questiono-me se...
os homens nascem bons e a sociedade é que os torna maus ou se nascem maus e a sociedade é que os torna bons!  Talvez sabendo a resposta pudéssemos reduzir a disseminação de alguns!

- Adoro… Nós os 4, sempre! Mergulhar a cabeça no mar frio, uma boa chuvada no Verão, o cheiro da terra molhada, andar de carro ao som de boa música, e o silêncio…. cada vez mais! Adoro as manhãs frias e os fins de tarde quentes, o Outono, os amigos à volta da mesa, tardes invernosas à lareira, ler, ver filmes, castanhas assadas ou cruas! Aprender muito e rir, também muito!

- Lembro-me tantas vezes... que também é importante esquecer! Como disse o Lobo Antunes “tenho uma boa memória, esqueço-me do que não me interessa”. É importante irmos substituindo as nossas memórias, deixando apenas o que verdadeiramente importa!

- Desejo secretamente... que os dias sejam mais lentos, que o tempo passe mais devagar! Isto está a ir muito depressa!!!!!! Na próxima mudança de hora acrescentem mais duas, a cada dia, please!

- Tenho saudades... de uma boa papa Cérelac, daquelas que se faziam com leite e vinham numa caixa metálica redonda! Das tardes de domingo chuvosas, à lareira, a comer bolachas de chocolate e a fazer legos, onde já tentava esboçar uma ideia de casa onde se pudesse ser feliz como eu era naqueles momentos e quando pensava que todas as crianças eram assim, felizes!

- O medo que tive... e que tenho, de continuar a assistir à destruição do território, principalmente com a perda de autenticidade que o caracteriza seja no campo seja na cidade! Seja com mau urbanismo, com incêndios, com excesso de culturas intensivas onde a monocultura de painéis fotovoltaicos parece estar a impor-se!

- Sinto vergonha alheia...
de gente sonsa, de gente que não sabe ouvir e gosta de se ouvir, de falsas modéstias, de presunçosos, oportunistas e arrogantes!

- O futuro... nem a Deus pertence!!! Ainda continuo optimista a achar que a nova geração vai usar todas esta tecnologia para fazer um mundo melhor!

- Se eu encontrar... o segredo para a felicidade permanente, prometo que não uso e não divulgo! Um pouco de inquietação e insatisfação nunca fez mal a ninguém e faz-nos questionar e andar para a frente!

- Prometo... não prometer nada que não possa cumprir! Estar mais, ser mais, fazer mais……e melhor!

- Tenho orgulho... naqueles que estão na linha da frente a correr risco de vida com o objectivo único de garantir condições dignas aos que sofrem por culpa da má natureza humana!