Sociedade

Papa aprova milagre necessário para a canonização dos pastorinhos (Actualização)

23 mar 2017 00:00

A data e o local para a cerimónia de canonização vai ser decidida num próximo consistório no Vatino, em Abril.

papa-aprova-milagre-necessario-para-a-canonizacao-dos-pastorinhos-actualizacao-6160

A Santa Sé anunciou hoje que o Papa Francisco aprovou hoje o milagre necessário para a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto. Depois da beatificação, a 13 de Maio de 2000 pelo Papa João Paulo II, a canonização dos videntes dependia do reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão, o que aconteceu agora.

Em conferência de imprensa na Casa Episcopal da Diocese de Leiria-Fátima, a postuladora da causa, Ângela Coelho, referiu que o milagre hoje aprovado pelo Papa que abre em definitivo o caminho à canonização de Francisco e Jacinta foi a cura de uma criança brasileira em 2013. 

“Não posso dizer mais nada. O novo regulamento da Causa de Todos os Santos refere explicitamente que o autor da causa (bispo de Leiria-Fátima, António Marto] e a sua postuladora não podem dar pormenores sobre a cura. Envolve uma criança brasileira”, confirmou.

Ângela Coelho sublinhou que estes são os mais jovens santos da Igreja e que, ainda por cima, não são mártires. “Não há nenhum santo mais novo. Francisco morreu com dez anos e Jacinta com nove. Nasceram nesta diocese e sob a espiritualidade da mensagem de Fátima. É uma coincidência providencial”, afirmou a religiosa da Aliança de Santa Maria.

A postuladora disse também que quanto à irmã Lúcia, não é esperada nenhuma novidade este ano, até porque “são causas distintas”.

Para António Marto, bispo de Leiria-Fátima houve intervenção de uma “mão providencial” para que a canonização acontecesse no ano da celebração do centenário das “aparições”. “Consideraria que o centenário não estaria completo sem a canonização. Tinha essa esperança. Estamos a tempo que seja a 13 de maio, mas tudo é da exclusiva competência do papa. Tanto Fátima como Roma são duas capitais universais. E por conseguinte, se for em Fátima a canonização, muito bem. Se for Roma, muito bem também”, salientou.

“Pela minha parte, revelo grande regozijo pela aprovação do decreto que abre portas para a canonização. Francisco e Jacinta são parte integrante da mensagem de Fátima. Esta é uma das melhores notícias e das mais aguardadas da celebração do centenário das aparições”, adiantou Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, adiantando que “poder celebrar a canonização neste contexto dos 100 anos das aparições” é uma bela notícia. 

Sobre a possibilidade da canonização acontecer em Fátima, o sacerdote afirma que não será problema, porque o Santuário “está preparado para tudo. Obviamente que a 12 e 13 de Maio não vamos ignorar esse facto, mas é prematuro estar a equacionar datas e lugares”.    

 A data e local para a cerimónia de canonização vai ser decidida num próximo consistório (reunião de cardeais), no Vaticano, marcado para 20 de Abril. A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.