Sociedade

Parceiros inaugura nova sede da Junta e faz renascer edifício da ex-escola primária

17 out 2020 14:40

A nova sede da Junta da União de Freguesia de Parceiros e Azoia foi inaugurada na manhã deste sábado. Uma obra de 300 mil euros que permitiu dar nova vida à antiga escola primária de Parceiros.

parceiros-inaugura-nova-sede-da-junta-e-faz-renascer-edificio-da-ex-escola-primaria
Nova sede foi inaugurada na manhã deste sábado
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Uma ambição antiga dos sucessivos executivos, a Junta da União de Freguesias de Parceiros e Azoia, em Leiria, inaugurou, este sábado, a sua nova sede, que irá funcionar no edifício da antiga escola primária, requalificado para o efeito.

A obra implicou um investimento na ordem dos 300 mil euros e, nas palavras do presidente da Junta, José Carlos Matias, cumpre um duplo objectivo. Por um lado, permite instalar a Autarquia num espaço “à altura da dimensão” da freguesia e, dessa forma, “prestar um serviço de qualidade à população”. Por outro, requalifica um imóvel que “tanto diz” à comunidade local e que estava devoluto desde a inauguração do centro escolar de Parceiros, há cinco anos.

“Estamos aqui hoje num acto simbólico, mas muito importante para a freguesia e para a sua população”, afirmou o presidente da Junta, durante a sessão de inauguração, restrita a um pequeno grupo de convidados. “Não era esta a inauguração que queríamos fazer, mas o momento excepcional que estamos a viver assim o obriga”, justificou.

Na ocasião, José Carlos Matias frisou que a obra era “uma necessidade há muito sentida” pelo executivo e “reclamada pelos habitantes” da União de Freguesias e agradeceu à Câmara de Leiria a cedência do edifício e o apoio financeiro na aquisição de equipamentos e mobiliário.

Por seu lado, o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, destacou a capacidade de a Junta executar a obra no momento “especial e difícil” que estamos a atravessar e de conseguir “abrir um novo espaço para o serviço à população”.

Gonçalo Lopes realçou ainda a opção pela recuperação de um edifício, que “tem uma história e uma identidade muito própria” e que faz parte da memória de muitos dos habitantes da freguesia, que ao longo de oito décadas aí “começaram a ler e a escrever”.

“Manteve-se o carácter público do edifício, colocando-o ao serviço dos fregueses desta União de Freguesias, que fica com condições muito boas para o trabalho em prol da população, resolvendo as situações que vão surgindo e que são cada vez mais”, reforçou o presidente do Município.

 

Edifício energicamente auto-suficiente

 

A nova sede da Junta de Parceiros implicou um investimento a rondar os 300 mil euros, incluindo o equipamento do edifício com iluminação Led e painéis fotovoltaicos, que o tornam “energicamente auto-suficiente”.

No rés-do-chão, funcionará a área de atendimento, com uma sala com dois postos de atendimento e uma zona de espera, e uma sala para as reuniões da Assembleia de Freguesia, que poderá também acolher outro tipo de eventos. “É um edifício público que está ao serviço da população”, garante o presidente da Junta.

Numa área intermédia, ficará o arquivo, instalado numa antiga sala de aulas que esteve para ser demolida, enquanto no piso superior foram instalados os gabinetes para o executivo, uma sala de reuniões e uma biblioteca “ainda em construção”. O telheiro da antiga escola foi aproveitado para a construção de casas-de-banho e de um pequeno armazém.

“É um edifício moderno, que responde às nossas necessidades, e menos um imóvel que fica a degradar-se”, remata José Carlos Matias.