Viver

Parece que foi ontem, mas o Pátio do Barão já soma 30 anos

16 jan 2023 16:00

Festa com música ao vivo para celebrar um dos bares mais antigos do centro histórico de Leiria

parece-que-foi-ontem-mas-o-patio-do-barao-ja-soma-30-anos
Ricardo Rocha e António Rocha, duas gerações no Pátio do Barão
Ricardo Graça

No início, o Pátio do Barão parecia demasiado longe do epicentro da noite de Leiria. Os clientes não se desviavam do Terreiro para o novo bar, enfiado entre a Rua Barão de Viamonte (a Rua Direita) e a Rua da Beneficiência. Uma ideia, provavelmente, salvou o negócio: cerveja a 20 escudos quando tocava a canção da tuna sobre beber até cair. O espaço tornou-se um refúgio para os estudantes do ensino superior (que ainda é) e nesta segunda-feira, dia 16, cumprem-se 30 anos desde o primeiro copo, com o rosto de sempre ao balcão: o Rocha. A festa acontece no sábado, 21 de Janeiro.

Em 1993, “o Terreiro estava no auge”, lembra António Rocha. “Uma tentação”. Os Filipes, Estrebaria, Vicentes, Seca Meca e, muito perto, o Santo Estêvão e o Amadeus. O Pátio do Barão entrou definitivamente no roteiro à boleia da promoção dos 20 escudos, que acabou com a carta baseada em cocktails. “Tive de me adaptar”. E havia milhares de motivos para se adaptar: gente “de todo o lado”, além dos estudantes. “A noite de Leiria era falada em toda a parte, até em Lisboa”.

Só Os Filipes e o Pátio do Barão resistiram até à actualidade. Entre os primeiros frequentadores do bar, contam-se os fundadores da banda Silence 4. “O Rui Costa punha-se ali a tocar guitarra”, recorda António Rocha, que tinha 32 anos em 1993 e hoje continua a relacionar-se, sobretudo, com jovens. “Conta muito a maneira como se lida com os clientes. Conheço os meus clientes todos e toda a gente me conhece”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ