Sociedade
Parque D. Carlos I acolhe primeira edição do Mercado da Cerâmica de Caldas da Rainha
Evento junta a arte de criar cerâmica ao vivo, com música, teatro e gastronomia
O Parque D. Carlos I, em Caldas da Rainha, recebe entre os dias 17 e 19 de Junho, na zona do parque das bicicletas, a primeira edição da mostra Mercado da Cerâmica.
O evento tem como objectivo ser um "espaço de celebração da cerâmica caldense e dos que escolheram a cidade para trabalhar". No parque estarão mais de três dezenas de ceramistas, que irão expor e vender as suas peças, no âmbito da chancela "Caldas da Rainha, Cidade Criativa da UNESCO do Artesanato e Artes Populares" (desde 2019).
A inauguração do mercado acontecerá às 18 horas de 17 de Junho, estando programadas animação e street food.
Assim, pelas 21:30 horas, haverá um espectáculo com o grupo de seis vozes femininas Crua, prometendo uma incursão pela música tradicional portuguesa.
Uma exposição colectiva de cerâmica, com peças dos participantes na mostra, é inaugurada no dia 17, às 15 horas, no Museu da Cerâmica.
A mostra ficará ficando patente até ao dia 28 de Agosto.
No dia 18, a mostra abrirá portas às 10 horas com a actuação dos Gaiteiros da Fanadia, que se mostrarão pelos cantos e recantos do Parque D. Manuel I.
A animação continuará às 18:30 horas, com o cavaquinho, a viola braguesa e as gaitas de fole dos Seiva.
E, às 21:30 horas, as Marchas Populares farão um percurso pela cidade, da Praça 25 de Abril até à Mostra Mercado da Cerâmica.
No último dia, 19 de Junho, o espaço acolhe às 10 horas, o teatro de rua “Talvez”, onde a música e a poesia visual, se fundirão numa actuação de circo moderna, pela companhia Nuvem Voadora.
Às 18 horas, o Guitolão Trio, mostrarão o Guitolão, instrumento idealizado pelo guitarrista Carlos Paredes, que junta guitarra e violão num só.