Sociedade
Pedidos de prospecção colocam em causa revisão do PDM de Pombal
“Se estamos a rever o PDM, não faz sentido que as licenças [para extracção de minerais] sejam atribuídas”, diz Pedro Pimpão
Face ao “aumento exponencial” de pedidos de prospecção mineral no concelho de Pombal, o presidente da câmara, Pedro Pimpão, convocou na segunda-feira uma conferência de imprensa para dar conta da preocupação da autarquia.
Afirmando tratar-se de um problema grave, o autarca referiu que, caso as licenças sejam aprovadas pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), responsável emissão de alvarás, a revisão do PDM que está agora a ser realizada “não terá qualquer valor”.
“Se estamos a rever o PDM, não faz sentido que as licenças sejam atribuídas”, afirmou PedroPimpão.
Há sete pedidos para Abiul, Vila Cã, Redinha e União de Freguesias de Santiago, São Simão e Albergaria dos Doze, perfazendo uma área de 1.050 hectares.
“A autarquia não emitirá pareceres favoráveis à pesquisa de depósitos minerais em áreas florestais de produção, até estar concluída a revisão do PDM”, disse e reforçou que a “actividade extractiva fora dos espaços de recursos geológicos” não será autorizada “até que o PDM seja revisto”, lamentando contudo, que, sendo a DGEG responsável pelos licenciamentos, os processos actuais não irão parar.