Sociedade

Pedrógão Grande celebra protocolo para criação de estação náutica

24 out 2022 18:41

Projecto envolve parcerias com 31 entidades, entre elas a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria

pedrogao-grande-celebra-protocolo-para-criacao-de-estacao-nautica
Redacção/Agência Lusa

A Câmara de Pedrógão Grande formalizou esta segunda-feira um protocolo para a implementação de uma estação náutica certificada que quer dar resposta ao “potencial enorme” do concelho no turismo náutico e aliar este ao turismo da natureza.

“Considerando que Pedrógão Grande tem duas albufeiras, Cabril e Bouçã [no rio Zêzere], que apresentam um potencial enorme na fileira turismo náutico e com vista a estruturar este produto e aliar o mesmo à oferta do produto natureza, o município dá mais um passo no processo de candidatura à certificação de estações náuticas em Portugal, com a assinatura do protocolo de parceria para a formalização e constituição da estação náutica”, revelou aquele município do norte do distrito de Leiria.

Segundo a mesma informação, a entidade coordenadora da estação é a Câmara de Pedrógão Grande, registando-se ainda 31 parceiros.

Juntas de freguesia, estabelecimentos de restauração e de alojamento, operadores turísticos que desenvolvem actividades náuticas ou de turismo da natureza, e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria estão entre os parceiros, adiantou à agência Lusa o presidente da autarquia, António Lopes.
“Pedrógão Grande fez o seu trabalho, agora depende da Fórum Oceano”, acrescentou António Lopes.

A Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, pessoa colectiva de utilidade pública, visa promover o desenvolvimento da economia do mar.

De acordo com o seu sítio na Internet, existem no país 30 estações náuticas certificadas (a última a ter este estatuto foi a de Vila Nova de Foz Côa, em 25 de maio). A do Oeste, certificada em 2018, integra, também, concelhos do distrito de Leiria, neste caso do sul, além de municípios de Lisboa.

A estação náutica de Castelo de Bode, certificada em 2018, surge numa albufeira, igualmente, no rio Zêzere. A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo refere que esta estação reúne mais de 70 parceiros.

De acordo com informação da Câmara de Pedrógão Grande, as vantagens de uma estação náutica passam, entre outras, pela “diversificação da oferta turística”, a “redução da sazonalidade, associada a uma agenda diversificada de actividades ao longo de todo o ano”, o “aumento do gasto médio por visitante” e o “trabalho em rede e promoção conjunta a nível internacional dos produtos turísticos”.