Sociedade

Petição em Ourém pede parque da cidade no Pinhal do Rei

9 abr 2023 11:30

Subscritores pedem a suspensão "imediata" do projecto que prevê uma central solar em parte do Pinhal do Rei, que é propriedade da Fundação Casa de Bragança.

peticao-em-ourem-pede-parque-da-cidade-no-pinhal-do-rei
Pinhal será cortado em duas fases. A primeira (ao fundo na foto) já avançou
DR

A instalação de uma central fotovoltaica no designado Pinhal do Rei, junto ao Castelo de Ourém, é contestada numa petição, onde se defende que o espaço, propriedade da Fundação Casa de Bragança (FCB), seja negociado pela câmara, com vista à criação no local de um parque da cidade.

Os peticionários contestam a desflorestação em curso, que totaliza cerca de 62 hectares, 15 dos quais a ocupar com uma central fotovoltaica.

Na petição pede-se a “imediata rejeição” desse projecto e a “urgente” rearborização do Pinhal do Rei, “em ordem à preservação do seu singular valor ambiental, histórico-cultural, paisagístico e recreativo”.

A FCB justifica ca o corte de árvore com “problemas fitossanitários”. Em resposta recente ao JORNAL DE LEIRIA, a fundação esclarece que, em 2019, quando foram detectados “diversos focos de infecção” do pinhal pela doença da murchidão do pinheiro, houve uma “tentativa de controlar” a praga com recurso “a armadilhas para captura do insecto vector Monochamus spp”.

Segundo a instituição, nesse mesmo ano procedeu-se também à marcação de um “desbaste selectivo”, mas após a aplicação dessas medidas registaram-se “novos focos de doença”.