Sociedade
PJ apanha suspeitos que furtavam veículos em França e desmantelavam-nos na região
Empresários detidos em Leiria e Alcobaça
Dois homens de 60 e 55 anos foram detidos pela Directoria do Centro da Polícia Judiciária por serem suspeitos de furtar veículos em França e desmantelá-los para vender as suas peças a preços mais baixos.
Segundo um comunicado da PJ, os homens, empresários da construção civil e do ramo automóvel com antecedentes por este tipo de ilícitos, são suspeitos dos crimes de burla qualificada, receptação, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.
As detenções, que ocorreram nos concelhos de Leiria e Alcobaça foram o culminar de uma investigação de tráfico e viciação de veículos.
"Os automóveis, provenientes de furtos praticados em França, eram levados para armazéns para serem desmantelados, com o objectivo de venda de peças, ou submetidos a alterações físicas e documentais, através de processos de falsificação", explica a nota de imprensa da PJ.
As viaturas passavam depois a circular com números de chassis e chapas de fabricante falsas ou inexistentes. "Posteriormente, os veículos e peças eram comercializados a preços abaixo do valor comercial a compradores de boa-fé nacionais."
No decurso da investigação foram apreendidas oito viaturas, peças, documentação, três armas de fogo, munições e telemóveis relacionados com esta actividade ilícita e deter os dois responsáveis pelo esquema fraudulento.
Os detidos vão ser presentes à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção.