Sociedade

Plano florestal considera eucalipto uma espécie “a privilegiar” na Ervedeira

15 abr 2016 00:00

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas assegura que a acção de arborização que autorizou para as margens da Lagoa da Ervedeira "reúne os requisitos técnicos e legais aplicáveis".

plano-florestal-considera-eucalipto-uma-especie-a-privilegiar-na-ervedeira-3743
Maria Anabela Silva

O Plano Regional de Ordenamento Florestal (PROF) do Centro Litoral considera o Eucalyptus globulus, mais conhecido como eucalipto- comum, como “uma das espécies a privilegiar” em acções de arborização na zona da Lagoa da Ervedeira.

A informação é dada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em resposta a um pedido de esclarecimentos feito por elementos do Grupo de Amigos da Lagoa da Ervereira, que se insurgiram contra a autorização concedida por aquele organismo para uma plantação de eucaliptos nas margens deste espelho de água, localizado no Coimbrão, concelho de Leiria.

O ICNF confirma que aprovou a referida arborização, na sequência da apresentação de uma autorização prévia pedida pelo proprietário de um terreno confinante com as margens da lagoa.

O instituto alega que a acção de arborização em causa “reúne os requisitos técnicos e legais aplicáveis” e “foi objecto de parecer favorável condicionado” emitido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Câmara Municipal de Leiria.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.