Saúde
Plataforma digital Young2HL vai promover literacia em saúde junto dos jovens
O Young2HL quer melhorar a literacia em saúde entre os jovens através de ferramentas digitais e promover o seu uso no processo de ensino-aprendizagem
Vai nascer uma nova plataforma digital que visa promover a literacia em saúde entre os jovens, com foco inicial no desenvolvimento de competências em Suporte Básico de Vida (SBV).
O projecto Young2Health Literacy, financiado pela Agência Nacional Erasmus+, tem como líder a ETACADEMY – Executive Training Academy, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), a Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe (ANESC) e Ergastiriako Kentro Amaliadas (EK AMALIADAS), uma organização grega de apoio aos jovens.
Segundo Filipe Serralva, director da ANESC, “em Portugal, os dados do INEM mostram que, quando as equipas de emergência chegam, apenas 3,4% das vítimas em paragem cardio-respiratória sem SVB mostram sinais de vida”.
“No entanto, quando falamos em paragem cardio-respiratória com SVB, o número de vítimas que mostram sinais de vida aumenta para 7,4%, o que se traduz numa diferença estatística significativa. Em Portugal, apenas 19% das situações de paragem cardio-respiratória recebem SBV, um valor muito inferior à média europeia de 58%”, acrescenta Filipe Serralva, citado numa nota de imprensa.
O Young2HL quer melhorar a literacia em saúde entre os jovens através de ferramentas digitais e promover o seu uso no processo de ensino-aprendizagem.
O lançamento da plataforma terá como tema principal Suporte Básico de Vida. Serão disponibilizados recursos digitais e educacionais que possam ser utilizados nas aulas.
"Através da plataforma e da medição do nível de literacia em saúde dos jovens, pretende-se criar e desenvolver recursos pedagógicos que promovam um correcto desenvolvimento de competências e uma divulgação junto das entidades de saúde e escolas”, refere a directora da ETACADEMY, Paula Figueiredo, citada no comunicado.
A formação presencial em SBV, que será ministrada pela equipa médica e de enfermagem da ANESC, visa capacitar os jovens das escolas portuguesa e grega com “competências que permitam a correcta execução de manobras de SBV em vítima adulta em paragem cardio-respiratória,” afirma a coordenadora do projecto, Ana Diogo.