Podcasts

Podcast IEJ #2: Das pistas de esqui ao jornalismo

22 fev 2024 08:00

Catarina Carvalho, jornalista da TVI e CNN, foi a convidada do segundo podcast realizado pelos alunos do IEJ

Catarina Carvalho, uma jornalista proeminente da TVI e da CNN, tem uma história peculiar, marcada pela resiliência, superação e uma paixão inabalável pelo jornalismo.

A sua vida foi marcada por um conjunto de desafios, pois desde cedo, teve de conciliar a carreira desportiva com a vontade de ser uma aluna de excelência.

Estes desafios tão precoces foram fundamentais para desenvolver uma certa capacidade de superação que tanto a caracterizam. Não é fácil gerir o tempo necessário ao sucesso escolar com a exigência de uma carreira de atleta de alta competição de esqui alpino.

Licenciada em Comunicação Social, Catarina possui um mestrado em jornalismo.

A transição para este mundo foi marcada por um episódio feliz, quando a gravidez de uma colega gerou uma vaga para trabalhar na RTP.

Catarina transformou uma oportunidade naquilo que iria ser uma carreira de sucesso.

A sua determinação sempre foi uma bandeira contra as opiniões preconcebidas que existem no meio, desmistificando a ideia de que o sucesso depende de “cunhas” ou mesmo ultrapassando o estigma de ser vista apenas como uma “cara bonita”.

Esta experiência na RTP permitiu-lhe consolidar-se como uma jornalista competente e multifacetada.

Conseguindo demonstrar que a sua presença no jornalismo era mais do que estética.

A experiência na RTP, embora crucial para o seu crescimento profissional, tornou-se apenas uma etapa na jornada de Catarina.

De forma quase inesperada, optou por procurar novos horizontes ao concorrer a uma posição na CNN, onde ainda se encontra.

Esta transição surpreendente reforçou a sua determinação em encarar o desconhecido e explorar novos patamares no campo jornalístico global.

A história de Catarina, desde os dias de estudante até à posição de destaque no jornalismo profissional, pode ser um motivo de inspiração para jovens jornalistas, contudo é uma bonita história, que pode inspirar quem pretender transcender limites e desafiar expectativas pessoais. Catarina deixou alguns conselhos aos jovens que sonham singrar nesta área tão desafiante, pois no cenário atual, os jornalistas enfrentam desafios sem precedentes, especialmente perante as mudanças de comportamento das audiências.

A procura por notícias rápidas, a preferência por entretenimento em relação à cultura, bem como o declínio do consumo televisivo, especialmente entre os jovens, representam desafios significativos.

Catarina enfatizou a importância dos jovens serem curiosos, terem uma vontade genuína em relação à profissão, independentemente das adversidades.

Reconheceu que o futuro do jornalismo estará cada vez mais centrado nas redes sociais e encorajou os jovens a abraçar essa realidade com determinação.

O desafio para os futuros jornalistas é claro: adaptar-se a um ambiente em constante evolução, onde a rapidez, a criatividade e a capacidade de cativar audiências online serão fundamentais.

Catarina Carvalho deixa-nos uma visão contundente sobre como para prosperar no jornalismo moderno depende de ser curioso e persistente.

Deixando no ar a ideia de que a plasticidade e a capacidade de adaptação são fundamentais para enfrentar as mudanças que moldam a paisagem informativa global. 

Ana Oliveira e Beatriz Domingos, 11.º C – Curso de Comunicação