Sociedade
Polícia Municipal de Leiria à espera de decisão do Governo
Nova polícia terá um total de 50 efectivos, mas o concurso para a contratação de recursos humanos só poderá avançar após despacho governamental

A criação da Polícia Municipal de Leiria, com um total de 50 efectivos, está dependente de decisão do Governo. Da parte da câmara, o processo “foi tramitado”, mas carece agora de aprovação em Conselho de Ministros e de despacho da secretária de Estado da Administração Local, informou o vereador Luís Lopes, durante última a reunião de câmara, em resposta a um pedido de esclarecimentos de Álvaro Madureira, vereador independente eleito pelo PSD.
Frisando que “não é só Leiria” que aguarda a decisão do Governo, Luís Lopes adianta que o município está já a preparar os concursos para a aquisição de equipamento e de armamento, bem como a contratação de assistentes técnicos e operacionais e dos 50 agentes. “Só que não podemos lançar concurso sem que, efectivamente, exista o despacho de criação da Polícia Municipal”, esclareceu.
Em relação às instalações, que funcionarão no antigo edifício da Caixa de Crédito de Leiria, Luís Lopes adianta que o projecto encontra-se “ultimado”.
Em paralelo, e, segundo avançou o presidente da câmara, o município está a desenvolver contactos para “reactivar” a actividade de guarda-nocturno na cidade.