Sociedade

Polícias em protesto junto à festa da Jornada Mundial da Juventude em Leiria

29 jul 2023 14:41

Acção foi promovida pela Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) que alega que os grandes eventos estão "a agravar" as condições dos polícias.

policias-em-protesto-junto-a-festa-da-jornada-mundial-da-juventude-em-leiria
Protesto junto ao Jardim da Almuinha, onde decorreu a missa do Leiria Faith n'Fun
DR
Maria Anabela Silva

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) promoveu, esta manhã, em Leiria, uma acção de protesto junto ao recinto onde decorreu a missa campal do Leiria Faith n’Fun, um evento inserido nas celebrações da Jornada Mundial da Juventude.

Envergando faixas com as frases “Exigimos respeito” e “Esta é mais uma cruz que carregamos”, os agentes em protesto foram também distribuindo folhetos a quem passava, explicando as razões do descontentamento.

Segundo Cristiano Correia, secretário nacional da ASPP, os problemas que afectam a polícia prendem-se com questões salariais e com a necessidade de rever as tabelas remuneratórias, mas também com a exigência de melhores condições de trabalho. Há ainda o “exagero do uso dos polícias em situações de folga” para acompanhamento de grandes eventos, como a JMJ e outros.

Compreendemos que a realização deste evento é importante para o País, mas não podemos continuar a realizar iniciativas deste género com o sacrifício dos polícias. A segurança é importantíssima e nós queremos dar essa resposta, mas com as devidas condições”, defende Cristiano Correia.

O dirigente sindical realça a “abertura manifestada pelo ministro” da Administração Interna, mas, diz, “não é suficiente, porque os problemas que assolam a polícia já não são de agora e estão a agravar-se".

Este tipo de iniciativas de grande envergadura só vem agravar a situação em que se encontra a polícia. Para estarem de serviço aqui, há um conjunto de folgas que são cortadas”, aponta o secretário nacional da ASPP, para quem os problemas da PSP afastam candidatos a polícias.

A instituição não é atractiva nem consegue manter os bons activos querem. A via salarial é grande forma de incentivar um jovem a vir para a polícia e de cativar aqueles que já cá estão”, diz.

A acção de protesto em Leiria faz parte de um conjunto de iniciativas que a ASPP está a realizar em vários pontos do do País por ocasião da JMJ. A próxima, será na segunda-feira, dia 31,em Lisboa, junto ao comando da PSP.