Sociedade

Politécnico de Leiria inaugura espaço para reforçar a acessibilidade e inclusão

7 dez 2025 11:00

O projecto integra uma rede nacional de promoção à inclusão de pessoas com necessidades especiais ou deficiência

politecnico-de-leiria-inaugura-espaco-para-reforcar-a-acessibilidade-e-inclusao
Na cerimónia de inauguração estiveram presentes a directora da Fundação MEO, o director da ESSLei e o vice-presidente do IPL
DR

A Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em parceria com a Fundação MEO, inaugurou ontem o novo Espaço com Sentido, que facilita o acesso a tecnologias de apoio a pessoas com necessidades especiais ou deficiência.

O projecto conta com o acompanhamento de terapeutas da fala, ocupacionais e outras áreas de reabilitação para possibilitar o atendimento à comunidade, à formação de profissionais e o desenvolvimento de projectos de investigação.

O espaço será gerido através do Assistive Technology and Occupational Performance Laboratory (aTOPlab), um laboratório de investigação e formação do Politécnico de Leiria que estuda e avalia produtos de apoio e tecnologias vocacionados para pessoas com limitações funcionais.

Algumas das soluções agora disponíveis em Leiria são a MagicContact, uma solução de comunicação aumentativa e alternativa para pessoas com dificuldades na fala e acesso a dispositivos móveis para utilizadores com baixa motricidade, a Grid 3, uma ferramenta de comunicação por símbolos e por texto, com teclados personalizados e controlo do computador através de interfaces alternativos, destinada a utilizadores com limitações neuromotoras, cognitivas e/ou na fala, a PC Eye, uma câmara que permite o controlo do computador com o olhar, dirigida a utilizadores com limitações motoras e a ZoomText uma ferramenta de ampliação e leitura de ecrã para utilizadores com baixa visão.

Depois de Faro e do Porto, este é o terceiro espaço de uma rede nacional de Espaços com Sentido, que a Fundação MEO está a implementar em instituições hospitalares, de ensino superior ou de cariz social.

Além da subsidiação das soluções tecnológicas, a Fundação MEO disponibiliza equipamentos como computadores, tablets e smartphones, bem como apoio financeiro para o mobiliário e adaptação dos espaços, assegurando conforto e funcionalidade.

“Esta rede nacional de Espaços com Sentido, que está a crescer, integra-se numa estratégia global da Fundação que inclui também os projectos Lojas com Sentido, Música com Sentido e Cinema com Sentido, iniciativas que têm democratizado o acesso à cultura e aos serviços através da tecnologia, promovendo uma sociedade mais justa”, afirma Carolina Pita Negrão, directora da Fundação MEO, que esteve presente na inauguração.

Para Rui Fonseca-Pinto, director da ESSLei, “a presença da Escola Superior de Saúde neste projecto reforça a sua missão enquanto instituição de referência na formação, investigação e intervenção em saúde”. “Ao contribuirmos com a nossa experiência académica e científica para promover práticas inovadoras em acessibilidade e inclusão, desempenhamos um papel central na dinamização do Espaço com Sentido. Através do envolvimento activo de docentes, investigadores e estudantes, asseguramos que este espaço se afirme como um recurso fundamental para a comunidade, potenciando o desenvolvimento de competências e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades específicas”, salienta.

Já José Frade, vice-presidente do IPL, considera que o Espaço com Sentido vai “causar seguramente um impacto relevante na melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários e no reforço da igualdade de oportunidades, ajudando a reduzir barreiras e a ampliar a participação activa na comunidade”.