Sociedade

Politécnico de Leiria preenche 93,7% das vagas na segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

2 out 2022 13:48

Foram colocados 394 estudantes nas cinco escolas. Instituição conta com mais de 14 mil estudantes este ano lectivo

politecnico-de-leiria-preenche-937percent-das-vagas-na-segunda-fase-do-concurso-nacional-de-acesso-ao-ensino-superior

O Politécnico de Leiria preencheu 93,7% das vagas abertas na segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) , ao receber 394 estudantes pelas cinco escolas da instituição.

São mais 16 estudantes, comparativamente aos dados de colocações da segunda fase em 2021.  

No total das duas fases do CNAES, já foram colocados 2.208 estudantes no Politécnico de Leiria para o novo ano lectivo. Contemplando os estudantes matriculados da primeira fase e os colocados da segunda fase, ingressaram no Politécnico de Leiria 1.844 novos estudantes através do Concurso Nacional de Acesso.

"Os resultados das duas fases do concurso nacional de acesso confirmam o progresso e crescimento do Politécnico de Leiria e atestam a qualidade da formação ministrada na nossa instituição, que ano após ano merece a confiança e a preferência de milhares de estudantes nacionais e internacionais. O consecutivo aumento do número de estudantes colocados através do CNAES é o reconhecimento que somos uma instituição de Ensino Superior de excelência e referência em Portugal", afirma, citado em comunicado de imprensa, o presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão.

Considerando todas as formas de acesso, incluindo os estudantes internacionais, mas não contabilizando os estudantes colocados nesta segunda fase, o Politécnico de Leiria já tem cerca de 2.600 novos estudantes matriculados nas licenciaturas.

Analisando a oferta formativa de licenciaturas em 2022/23, destaca-se ainda que 39 cursos preencheram a totalidade das vagas.

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), a Escola Superior de Saúde (ESSLei) e a Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) preencheram 100% das vagas disponíveis.

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) ocupou 89,7% e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) apresenta uma taxa de ocupação de 85,8%, apresentando-se assim uma subida nas colocações relativamente ao CNAES de 2021.

No conjunto da oferta formativa, que além das licenciaturas inclui os cursos técnicos superiores profissionais (TeSP), mestrados, pós-graduações e formação contínua, o Politécnico de Leiria tem, até ao momento, 4.900 novos estudantes, dos mais de 13.400 estudantes já matriculados, aos quais ainda se vão juntar novos estudantes matriculados no âmbito das candidaturas a decorrer nos diversos ciclos de estudos.

É "expectável que o número total de estudantes matriculados no ano letivo 2022/2023 ultrapasse os 14 mil estudantes", conclui a nota de imprensa.