Sociedade

Pombal abre centro de apoio à integração de migrantes

10 jan 2023 17:19

Parceria entre Alto Comissariado para as Migrações e a Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal

pombal-abre-centro-de-apoio-a-integracao-de-migrantes
CLAIM funcionará no edifício da Loja de Cidadão de Pombal
Ricardo Graça/Arquivo

A partir de quinta-feira, dia 12, Pombal vai passar a oferecer um serviço de acolhimento, informação e apoio a cidadãos migrantes.

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) resulta da cooperação entre o município, o Alto Comissariado para as Migrações, I.P., e a Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal (Adilpom). 

A secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, estará presente para a inauguração.

"A instalação do CLAIM enquadra-se na estratégia municipal em acolher, cada vez melhor, os cidadãos que escolhem o território para se fixarem. Pombal é um território que, em termos de acessibilidades, é central no País, mas também porque tem várias ofertas turísticas, culturais, desportivas, de saúde”, proporcionando-lhes conforto e bem-estar, considera o presidente da Câmara Municipal.

Para Pedro Pimpão, o CLAIM, que funcionará no edifício da Loja de Cidadão, no centro histórico de Pombal, passará a ser “mais uma condição para que as pessoas que escolham o nosso território se sintam devidamente integradas.”

Estes centros são espaços de acolhimento, informação e de apoio que têm como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.

Os serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.