Sociedade
Pombal paga projecto para acelerar intervenção no IC2
Trabalhos no sul do distrito arrancaram hoje
É, reconhecidamente, uma das zonas em pior estado de conservação no IC2, dentro do distrito de Leiria.
O troço entre o Barracão, no concelho de Leiria, e a cidade de Pombal, é uma via dolorosa diária para quem tem de se deslocar entre os dois concelhos.
Além dos constantes controlos de velocidade, dentro de localidades onde a velocidade máxima permitida é de 50 quilómetros/hora, o piso muito degradado, a falta de cruzamentos desnivelados e de passagens para peões, e a quase ausência total de zonas de ultrapassagem fazem com que os 14 quilómetros que demorariam 15 minutos a serem percorridos levem quase o dobro do tempo a serem transpostos.
A situação pode ser resolvida em breve, com uma intervenção para a melhoria das condições e de segurança da via.
A autarquia de Pombal espera receber, em breve, um projecto de especialidade sobre as necessidades do troço, para que a Infraestruturas de Portugal lance o procedimento concursal de intervenção no IC2, entre as Meirinhas e a sede do concelho.
O número
8,4 milhões
a reparação do IC2 entre a
freguesia da Benedita e a
Asseiceira. O mau estado desta via motivou, nos últimos anos, vários protestos e marchas lentas
“Será a autarquia a custear o estudo e embora não tenhamos já um prazo para o início das obras, como se trata de uma intervenção com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, tem um carácter urgente”, explica Pedro Pimpão.
O presidente da autarquia recorda ainda que, no troço do IC2, entre Pombal e a Redinha, também muito degradado, foram já feitas intervenções ao longo do último ano, melhorando a ligação com o extremo norte do concelho.
No troço do IC2, mais a sul do distrito, em Dezembro passado, o Tribunal de Contas emitiu o visto prévio para o início da empreitada entre Freires, no concelho de Alcobaça, e a Asseiceira, no de Rio Maior.
Os trabalhos iniciaram hoje, dia 15 de Janeiro.
São cerca de 20 quilómetros também muito degradados, cuja repara- ção custará cerca de 8,4 milhões de euros.
O pavimento, em algumas zonas ainda em betão estriado, será integralmente substituído, serão construídas rotundas e os cruzamentos permanecerão serão alterados.