Sociedade
Pontas de cigarros no chão? Não! Em Porto de Mós, dê-as a comer ao Papa Beatas
Funcionários do Município de Porto de Mós transformam condutas de água em recipientes para recolher pontas de cigarro.
Em Porto de Mós, há um novo recipiente para resíduos. Chama-se Papa Beatas e, como o nome indica, destina-se à recolha das pontas de cigarros e de charutos.
A iniciativa é da Câmara Municipal que irá distribuir Papa Beatas em todas as freguesias, sendo que na vila de Porto de Mós os recipientes poderão ser encontrados juntos dos espaços municipais e de outros locais públicos.
Numa nota de imprensa, a Autarquia explica que, “numa política de economia circular”, os Papa Beatas resultam do reaproveitamento e reutilização de tubagem em ferro resultante da substituição de condutas de água” e foram elaborados pelos funcionários do município. O design e formato dos Papa Beatas “assemelham-se a um cigarro”.
A par desta acção de sensibilização para a correcta deposição das pontas de cigarro, irá decorrer uma campanha anti-tabágica, que “visa alertar para os malefícios do tabaco e para os efeitos nefastos que têm para a saúde e para o meio ambiente”, acrescenta aquela nota de imprensa.
A iniciativa da Câmara de Porto de Mós acontece meses depois da entrada em vigor da nova legislação sobre a redução do impacto das pontas de cigarros e charutos, que prevê a aplicação de multas a quem atirar beatas para o chão e que determina a adopção de medidas para a adequada deposição, recolha e tratamento dos resíduos de produtos de tabaco.