Sociedade
População da Barreira manifesta-se contra encerramento do posto de saúde
Centro de saúde fechou durante o confinamento, mas não voltou a abrir
Um grupo de cidadãos vai manifestar-se esta tarde, pelas 17 horas, contra o encerramento do posto de saúde da Barreira, na União de Freguesias de Leiria, Pousos,Barreira e Cortes, no concelho de Leiria.
Segundo explica um dos manifestantes, Carlos Cunha, o posto médico encerrou no contexto da pandemia da Covid-19, à semelhança do que sucedeu noutras localidades.
No entanto, apesar de outros centros de saúde terem reaberto, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Colipo - Polo da Barreira continua fechada, obrigando os utentes a deslocarem-se ao posto das Cortes.
“Não temos qualquer informação. O médico, a enfermeira e a administrativa foram deslocados para as Cortes, mas não há capacidade de resposta para os utentes da Barreira. Nem telefonar conseguimos”, lamenta Carlos Cunha.
O utente alerta ainda que “não há transporte público entre as Cortes e a Barreira”, pelo que “há várias pessoas, sobretudo as mais idosas, que não têm como se deslocar ao posto médico”.
“Se se investiu no posto de saúde da Barreira queremos que ele seja reaberto. Aliás, pedem para que não haja ajuntamentos, pelo que não se compreende, então, a razão de irem utentes de duas localidades diferentes para o mesmo centro de saúde, quando há um deles encerrado e que tem todas as condições”, sublinha Carlos Cunha.
A população vai realizar um abaixo-assinado e enviar cartas ao governo e autoridades de saúde para garantir que o posto é reaberto.