Sociedade

População em marcha lenta no IC2 pela requalificação da via em Pombal

24 mar 2017 00:00

Protesto apela à requalificação da via para aumentar segurança

populacao-em-marcha-lenta-no-ic2-pela-requalificacao-da-via-em-pombal-6168

Na próxima segunda-feira, a partir das 9 horas, vai prosseguir uma marcha lenta pelo IC2, desde a freguesia das Meirinhas até à Redinha. O protesto surge como forma de contestação ao facto do concelho não ser contemplado com obras pela parte da Infraestruturas de Portugal.

O ponto de encontro será na Rotunda do Alto do Cabaço, em Pombal.   

Em nota de imprensa, a autarquia salienta o “número crescente de acidentes com vítimas mortais nos 25 quilómetros do troço do IC2, que atravessa o Município de Pombal não deixa indiferentes a Câmara e todas as juntas de freguesia do concelho”.

 A decisão de avançar com uma marcha lenta foi tomada após várias reuniões com os presidentes de junta e com a Infraestruturas de Portugal. A autarquia considera “ser legítimo o protesto das populações, na esperança que sensibilize a quem de direito para a urgência da promoção da segurança nesta estrada do concelho de Pombal”.   

Segundo o Município, o projeto que a IP apresentou para a requalificação do IC2 “exclui manifestamente o concelho de Pombal de uma solução que vise a segurança e o bem estar das populações e dos automobilistas, o que por si só deve ser motivo suficiente de grande indignação de todos os pombalenses”.   

A Câmara de Pombal adianta que o projecto de requalificação do IC2 desenhado para o distrito de Leiria, “não contempla nenhuma intervenção de segurança rodoviária para os 25 quilómetros do troço do concelho de Pombal”.   

A Câmara de Pombal lembrou que nos últimos três anos promoveu por sua iniciativa as “maiores intervenções em estradas e itinerários nacionais no concelho”, nomeadamente a Rotunda do Alto do Cabaço e acesso à Zona Industrial das Meirinhas, ambas no IC2, e a requalificação urbana da Estrada Nacional n.º109, na Guia.