Sociedade

Porto de Mós inaugura requalificação da encosta do Castelo

26 set 2022 19:01

Intervenção contemplou reabilitação da antiga fonte do castelo e a construção de passadiço.

As obras de requalificação da encosta norte do Castelo de Porto de Mós, que incluíram a reabilitação da antiga fonte, a construção de passadiço e a criação de uma zona de estacionamento, foram inauguradas esta tarde.

Trata-se de um investimento de 270 mil euros, que, segundo o presidente da câmara, Jorge Vala, pretendeu “dignificar o património construído” e dar aos visitante “mais uma oferta”, permitindo-lhe “conhecer melhor a história do castelo e da sua envolvente.

Durante a inauguração, o autarca explicou que esta foi uma intervenção a duas fases, que começou pela reabilitação da antiga fonte, um espaço “mítico para os portomosenses” e que estava, “há anos, abandonada, coberta de silvas e grafitada”.

Posteriormente, e em articulação com a Direcção Regional da Cultura do Centro, que “autorizou” a intervenção, o município avançou com a construção de um parque de estacionamento para autocarros e viaturas ligeiras, “e um acesso pedonal através de um passadiço em madeira com uma escada”, que tem ligação à entrada do castelo.

Além da recuperação da fonte e da escadaria de acesso, estes trabalhos permitiram a descoberta do pavimento original, em pedra, que se encontrava “debaixo de um piso cimentado”, revelam os arquitectos Hugo Alves e Rita Matias, autores do projecto de intervenção na encosta do castelo.