Sociedade

Porto de Mós vai investir 3,1 milhões de euros em habitação

30 jan 2023 09:00

Protocolo com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) prevê resposta para 32 famílias a viver em conduções "indignas".

porto-de-mos-vai-investir-31-milhoes-de-euros-em-habitacao
Mira de Aire é uma das freguesias com mais casas a precisar de intervenção
Ricardo Graça

O Município de Porto de Mós vai investir, nos próximos três anos, mais de 3,1 milhões de euros na aquisição e reabilitação de habitação, para dar resposta a 32 famílias que vivem em condições “indignas”.

No total, serão beneficiadas aproximadamente 80 pessoas. O primeiro passo está dado, com a aprovação do acordo de colaboração com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), que prevê que o município beneficie de um apoio de 1,4 milhões de euros, a fundo perdido, e de 1,7 milhões a título de empréstimo bonificado.

O presidente da câmara, Jorge Vala, explica que o financiamento é feito ao abrigo do 1º Direito, programa de apoio ao acesso à habitação, que pretende promover soluções para pessoas que vivem em condições habitacionais “indignas”.

Com o acordo aprovado, o município “vai iniciar a aquisição” de casas para reabilitação e trabalhar em articulação com as famílias que têm habitação “recuperável”, no sentido de avançar com intervenções, que podem ser feitas pelas próprias, com apoio do 1.º Direito, ou pela autarquia, esclarece Jorge Vala.

O cronograma constante do protocolo celebrado com o IHRU prevê que, já este ano, sejam investidos quase 1,9 milhões de euros. Para o próximo ano, está programada uma verba próxima de 1,4 milhões.