Economia
Portugal é um dos maiores fabricantes de calçado em couro
Na região, Benedita tem tradição no sector.
Portugal é um dos três principais produtores europeus de calçado em couro e, em conjunto com os outros dois – Itália e Espanha – assegura 23% do valor das exportações mundiais. Os dados são da associação sectorial (APICCAPS), que recentemente apresentou a última edição do World Footwear Yearbook, barómetro da indústria a nível mundial.
Segundo a associação, a produção mundial recuou ligeiramente no ano passado, para 23 mil milhões de pares de calçado. Desses, 87% foram produzidos no continente asiático. Mas a China perdeu peso relativo (que é agora de 59,1%), “um sinal dos tempos, que parece indiciar um novo quadro competitivo à escala internacional”. A Europa só assegurou 4% da produção mundial.
Quanto às exportações, e falando de quantidade, o continente asiático manteve a liderança, com uma quota de 85%. Mas se falarmos de valor o cenário é outro. Oito dos principais players são europeus e, analisando apenas o segmento do calçado em couro, Itália, Espanha e Portugal asseguram, em conjunto, 23% do total.
O nosso País “continua a reforçar o seu estatuto de prestígio no plano global”, aponta a associação. “Entre os principais produtores à escala mundial, apresenta mesmo o segundo maior preço médio de exportação [26 dólares por par], apenas sendo superado pela Itália”. A APICCAPS refere que “a migração da produção para segmentos de maior valor acrescentado é o grande objectivo do sector, consagrado no mais recente Plano Estratégico FOOTure2020, que define a meta: “ser a referência internacional da indústria de calçado, pela sofisticação e pela criatividade, reforçando as exportações portuguesas alicerçadas numa base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva, fundada no conhecimento e na inovação”.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.