Sociedade

Praia do Pedrógão com banhos desaconselhados

24 jun 2020 13:23

O areal pode ser frequentado, mas a bandeira vermelha está hasteada para proibir os banhos

praia-do-pedrogao-com-banhos-desaconselhados

A Praia Sul do Pedrógão, no concelho de Leiria tem os banhos desaconselhados, até chegarem os resultados das análises à água. A bandeira vermelha está hasteada, o que impede os banhos no mar.

 

"Foi detectada uma substância na água, que se desconhece o que seja”, pelo que “por precaução foram interditados os banhos e a actividade de pesca, até que sejam conhecidos os resultados das análises pedidas pela autoridade de saúde”, explica o comandante da capitania do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho.

 

Paulo Agostinho adiantou que a interdição poderá ser levantada esta quinta-feira, dia em que devem ser conhecidos os resultados das análises.

 

“Nem sempre a espuma é sinal de poluição, mas na dúvida interditam-se os banhos.”

 

A Câmara de Leiria afirma que o areal pode ser frequentado e que os banhos “estão desaconselhados, na sequência de recolha de amostras de água pela Saúde Pública, no âmbito do Programa de Vigilância”.

 

“Verificou-se que a água apresentava espuma e por precaução optou-se por desaconselhar os banhos, na segunda-feira, até que sejam conhecidos os resultados das análises, o que pode acontecer a qualquer momento”, acrescentou a vereadora com o pelouro do Ambiente, Ana Esperança.

Também na praia Velha, em São Pedro de Moel, a água evidenciava espuma esta manhã. A Polícia Marítima ainda não tem informações sobre a situação em causa.