Sociedade
"Prato Sustentável" chega às cantinas das escolas de Peniche
Município assinou protocolo que visa criar hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis junto dos mais novos
A Câmara Municipal de Peniche assinou na passada quarta-feira o protocolo que prevê a implementação do programa Prato Sustentável, que tem como principal objectivo criar hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis, através de iniciativas que visam estimular o aumento do consumo de legumes e proteína vegetal entre as crianças e jovens.
O propósito, acrescenta a autarquia, é ajudar na "prevenção de doenças como a diabetes, hipertensão, obesidade, doença coronária e doença oncológica", reduzindo, ainda, a pegada ecológica.
"Os refeitórios escolares, actualmente, oferecem uma opção vegetariana a quem pretender e refeições diferenciadas ou a quem tem restrições alimentares. Este protocolo vem reforçar a importância de se promover uma alimentação saudável e sustentável nas escolas, indo ao encontro das orientações estabelecidas no Plano Nacional de Saúde e contribuindo para a redução da pegada ecológica, estimulando simultaneamente a economia local com a aquisição de produtos frescos de origem local, tendo em consideração a sazonalidade, integrando frutas e legumes de origem biológica", realça a câmara.
"As medidas a implementar nos refeitórios escolares são várias e passam não só pela introdução de um prato vegetariano saudável e sustentável no menu escolar semanal, como pela formação dos cozinheiros dos refeitórios e gestores das cantinas e, ainda por acções educativas para alunos, pais, encarregados de educação e professores", prossegue a mesma fonte. "Estas serão orientadas para a educação alimentar no campo da sustentabilidade e para a desmistificação da alimentação de base vegetal."
Com a adesão a este programa, o município terá acesso a todo o saber fazer e a consultoria da equipa especializada do programa, incluindo um Guia Completo de Implementação, Livro de Ementas, Lista de Fornecedores e outros materiais pedagógicos. É também atribuído um selo registado que não só certifica a participação no programa, mas que pode ser utilizado como evidência do nosso compromisso para com a sustentabilidade, a saúde das crianças e jovens e a contribuição para hábitos de vida mais saudáveis, reforça o município.