Sociedade
Prémio Jovem Universitário de Ourém distingue seis trabalhos
Seis jovens do concelho recebem prémio criado com o propósito de estimular a realização e divulgação de trabalhos académicos relacionados com Ourém.
A última edição do Prémio Jovem Universitário de Ourém, promovido pelo município, distinguiu seis trabalhos desenvolvidos por outros tantos alunos do concelho. A entrega dos prémios teve lugar esta segunda-feira, durante a reunião de câmara.
Entre os jovens distinguidos está Bárbara Mendes, com um trabalho na área da engenharia de tecidos e biomateriais, desenvolvido no âmbito do seu doutoramento, pela Universidade do Minho em colaboração com a Universidade da Pensilvânia (EUA).
A criação de um modelo de "avaliação psicológica", que poderá ser utilizado nos tribunais, por exemplo, em casos de parentalidade, concebido por Sara Ferreira, foi outro dos trabalhos premiados.
A edição de 2022 do Prémio Jovem Universitário de Ourém reconheceu ainda mérito à tese de mestrado da autoria de Maria José Pereira, sobre uma técnica utilizada em ressonância magnética que permite "verificar o contraste de tecidos cerebrais", nomeadamente em doentes com esclerose múltipla.
Liliana Gonçalves dos Santos foi outra das distinguidas, com o trabalho que apresentou no âmbito do seu mestrado em património cultural e museológico, que incidiu na recolha e tratamento de informação arqueológica relativa às recentes obras no Castelo de Ourém.
Houve ainda dois trabalhos de final de licenciatura premiados, um da autoria de Mariana Vieira, sobre a capela de São Sebastião, em Atouguia, Ourém, e outro realizado por Inês Oliveira, que incidiu nos impactos da Covid-19 no turismo em Fátima.
O Prémio Jovem Universitário de Ourém foi criado pelo município com o propósito de estimular a realização e divulgação de trabalhos académicos relacionados com o concelho.
O regulamento prevê que os trabalhos em questão sejam realizados por licenciados, mestrados ou doutorados, podendo ser constituídos por relatórios finais, trabalhos artísticos e/ou dissertações finais de licenciatura, mestrado e doutoramento.
Este ano, cada uma das jovens recebeu 250 euros.