Sociedade

Presidente da Câmara de Leiria defende redução do preço da electricidade para os suinicultores

3 fev 2016 00:00

Raul Castro afirma que setor é responsável por 30% da produção nacional

presidente-da-camara-de-leiria-defende-reducao-do-preco-da-electricidade-para-os-suinicultores-2970

O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, defendeu hoje uma redução do preço da electricidade para os suinicultores como forma de aumentar a competitividade face ao mercado internacional. 

À margem da sessão de abertura do plenário de vários empresários do sector suinícola, que está a decorrer em Leiria, Raul Castro salientou que “talvez fosse possível estudar uma redução do preço da electricidade que essas explorações necessitam para manter a actividade”. 

Esse seria um dos factores que contribuiria para o sector “ter a capacidade de competitividade” e que “poderia criar um preço mais próximo daquilo que é neste momento o mercado internacional”, nomeadamente, “o mercado espanhol”. 

Raul Castro considerou ainda que deveria haver uma intervenção do Governo Central. “O sector é também importante para o país. Devia haver uma intervenção atempada, situação que não aconteceu até agora. Espero que o novo ministro da Agricultura possa olhar de outra maneira para este sector e criar um conjunto de medidas que permitam alavancar a própria produção para que haja condições de concorrência”, sublinhou o autarca, alertando que “de outra maneira será a insolvência da maioria destas explorações suinícolas” 

O presidente da Câmara de Leiria referiu ainda que este setor “representa muito na economia do concelho”. 

“Temos bastantes explorações suinícolas que a pouco e pouco se têm vindo a legalizar. Portanto, há muita gente a depender dessas mesmas explorações”, afirmou.

Sem adiantar números, Raul Castro afirmou que são “poucas” as suiniculturas que estão por legalizar ou que não poderão ser legalizadas. 

“O sector ao estar em crise, naturalmente que afecta a economia do concelho. É bom não esquecer que a região de Leiria é responsável por 30% da produção nacional”, revelou ainda o autarca, acrescentando que teve conhecimento que “uma das medidas que vai ser apresentada é a suspensão da TSU [taxa social única] durante um período, que permitirá aliviar-lhes a carga que estão a sentir nesse momento”. 

Da parte do Município de Leiria, Raul Castro adiantou que está a ser estudado a “redução de taxas municipais, tentando criar uma taxa mais reduzida para este sector como forma de também os ajudar”. 

Caso o sector entre em colapso, Raul Castro adverte que a região sofrerá “muito desemprego”, haverá “muita gente em situação de desespero” e “poderá ser muito complicado para algumas das nossas freguesias”.