Sociedade

Presidente da República condecora advogado natural da Batalha que foi preso político

27 abr 2024 10:06

Joaquim Monteiro Matias está entre os oito advogados agraciados, esta sexta-feira, com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade, pelo trabalho que fizeram como defensores de presos políticos

Advogados defensores de presos políticos agraciados com a Ordem da Liberdaded
Advogados defensores de presos políticos agraciados com a Ordem da Liberdaded
Rui Ochoa/Presidência da República
Joaquim Monteiro Matias nasceu em 1938 no Casal da Ponte Nova (Batalha)
Joaquim Monteiro Matias nasceu em 1938 no Casal da Ponte Nova (Batalha)
DR
Maria Anabela Silva

Nascido em Casal da Ponte Nova, na Batalha, Joaquim Monteiro Matias foi um dos oito advogados agraciados, esta sexta-feira, pelo Presidente da República com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade. Com esta condecoração, atribuída por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril, o chefe de Estado pretendeu reconhecer o trabalho dos homenageados como defensores de presos políticos.

No caso de Joaquim Monteiro Matias ele próprio conheceu o cárcere, tendo sido preso pela PIDE em 1967 e condenado no Tribunal Plenário da Boa Hora a dois anos e oito meses de prisão, acusado de ligações à Frente de Acção Popular (FAP).

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ