Economia
PRF Gas Solutions e GNLink selam acordo para a produção de Hidrogénio Verde no Brasil
Unidades terão capacidade de gerar até 5MW de energia
A PRF Gas Solutions e a empresa brasileira GNLink, distribuidora de gás natural pertencente ao Grupo Lorinvest, firmaram um acordo de cooperação tecnológica e desenvolvimento de negócios, no Brasil, para implantação de unidades de produção de Hidrogénio Verde (H2V).
A potência produzida pode chegar aos 5 MW.
Em comunicado, a PRF, sediada em Leiria, refere que a exemplo do desenvolvimento do mercado de hidrogénio verde na Europa, as empresas irão explorar o mesmo nicho de oportunidades no Brasil, visando a transição energética com redução de carbono, nas aplicações H2V para injecção em gasodutos de gás natural, abastecimento de veículos (Fuell Cell) e utilização por Indústrias em processos industriais.
No encontro para a assinatura do acordo, o CEO da PRF, Paulo Ferreira, e o director de Desenvolvimento de Negócios da PRF, Moisés Ferreira, afirmaram que o acordo de cooperação tecnológica e desenvolvimento de negócios entre a GNLink e a sua empresa no Brasil é "extremamente significativo e representa uma oportunidade estratégica para expandir os negócios da PRF Gas Solutions e contribuir activamente para a transição energética do país".
Para Celso Silva e Marcelo Rodrigues, executivos da GNLink, este acordo "representa a complementação de portefólio e estratégia da empresa, para contribuir com a transição energética no Brasil".
A GNLink A GNLink Distribuidora de Gás Natural S.A., criada em 2022, é uma empresa investida do Grupo Lorinvest, presente no Brasil desde 1953, com foco em projetos disruptivos e com pegada predominante ambiental-ESG.