Economia
Problemas com factura de energia lá de casa? Aumentam queixas na Deco
Reclamações sobre energia e água são as mais frequentes junto da associação dos consumidores
Com a liberalização do mercado da energia, Maria do Carmo mudou de fornecedor.
Mas quando assinou o contrato, a consumidora estava longe de saber que o processo seria “complicado” e que implicava pagamento de somas para as quais “não tinha sido alertada”.
Os problemas com a factura da energia e da água são recorrentes e são aqueles que mais reclamações suscitam entre os consumidores portugueses.
De acordo com o jornal i, só no ano passado a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) recebeu perto de 700 mil reclamações, mais 24% do que no ano anterior anterior.
O sectores da energia e da água foram aqueles que totalizaram mais queixas, quase 153 mil.
“Uma grande parte das queixas estão relacionadas com a mudança de comercializador de energia e a Deco considera que este processo 'não é transparente', escreve o i.
Dupla facturação, falta de informação, tempo excessivo para a efectivação da mudança e práticas comerciais desfeais são as principais reclamações.
“Milhares de portugueses enfrentam diversos obstáculos numa alteração que deveria ser simples.
Os problemas são tantos e tão diversos que exigem a nossa intervenção em larga escala”, refere a Deco ao jornal. ...
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo