Saúde

Problemas de produção e distribuição fazem escassear medicamentos

10 mar 2023 14:00

Percorrer várias farmácias até encontrar um medicamento tornou-se comum. A falta de matérias-primas e os problemas na distribuição contribuem para esta escassez, que promete continuar

problemas-de-producao-e-distribuicao-fazem-escassear-medicamentos
Guerra agravou dificuldade em obter matérias-primas, nota bastonário dos farmacêuticos
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

“Em várias ocasiões, fui à farmácia e não consegui trazer o sensor para a medicação de glicemia, que é essencial para a diabetes tipo 1 e que tem de ser trocado de 14 em 14 dias”, expõe Pedro dos Santos. “Dizem-me que não sabem por que não vem e já aconteceu ter de esperar por ele três meses”, prossegue o paciente, que reside em Leiria, mas que, por várias vezes, só encontrou o que precisava no concelho de Pombal.

“É um dispositivo comum, mas que é caro e comparticipado. Portanto, ou pago 9 euros por ele, na farmácia, com receita médica, ou tenho de o encomendar na internet por cerca de 100 euros”, compara Pedro dos Santos. “As farmácias não fazem stocks, costumam encomendar de acordo com os seus clientes habituais. Se se gerar o pânico ou que mais alguns clientes procurem sensores nas farmácias onde não é hábito adquiri-los, rapidamente se esgota”, observa Pedro dos Santos, para quem é essencial manter o bom-senso e evitar açambarcamentos.

A escassez de produtos farmacêuticos sente-se, de resto, em vários domínios. Depois de contactar duas farmácias de Leiria, à

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ